21 março 2014

A. Garcia domina no IKF e N. Ribeiro consegue uma vitória

Pódio Individual final
























A Ronda 2 desta 5ª Edição da LPT contou com a presença de 11 Pistonianos perante as ausências confirmadas de P. Cunha e P. Lamas.
Desta forma, o Modelo A foi mais uma vez utilizado com 2 mangas pontuáveis extremamente bem disputadas e com motivos de interesse.
De notar que cada vez mais os pilotos  executam sessões de "treinos livres" antes das provas empenhados precisamente em aquecer e partir para as sessões de treinos cronometrados com algum conhecimento prévio.
Esta situação ocasionou um atraso no início da prova o que será alvo de ajuste já na próxima ronda.
A. Garcia confirmou o seu estatuto no IKF e obteve a Pole-position, superiorizando-se a P. Sousa (2º) e P. Soares (3º), os únicos que conseguiram entrar no segundo 25 durante a sessão de treinos cronometrados.
No entanto, a vantagem da Pole e do 2º foi de escassos 0.007 de segundo.
Da mesma forma, J. Pérola conseguiu a 4ª posição na grelha com um tempo superior ao 5º melhor de E. Ribeiro por meros 0.003.

A Manga 1 prometia desta forma grandes disputas, mas tal acabou por não suceder.
Na verdade (e talvez situação inédita) não ocorreu uma única ultrapassagem nesta 3ª corrida do campenato. 
As posições finais foram exactamente as mesmas das alinhadas à partida.
A. Garcia "foi-se embora" e P. Soares não conseguiu manter-se suficientemente próximo de P. Sousa para tentar um ataque ao 2º posto.
Mais próximos ficaram os classificados entre a 4ª e a 7ª posição. No entanto, J. Pérola aguentou bem a pressão inicial de E. Ribeiro e segurou a 4ª posição.
T. Sousa e N. Ribeiro rodaram sempre colados a estes 2 pilotos e as médias destes 4 pilotos são reveladoras do equilíbrio de ritmo deste grupo.
Com algum à vontade o regressado P. Barandela garantiu o 8º lugar e a Pole para a Manga 2.
Seguiram-se R. Bastos na 9ª posição, Francisco S. em 10º e P. Couto no 11º posto.
De registar que a Volta Mais Rápida da Ronda foi obtida por A. Garcia à 22ª volta desta 1ª manga registando 25.494.

A Manga 2 foi demonstradora da dificuldade cada vez maior dos pilotos mais rápidos da 1ª manga recuperarem posições para chegarem ao topo da corrida.
Os circuitos indoor enfatizam ainda mais esta tarefa e os grandes candidatos A. Garcia, P. Sousa e P. Soares não tiveram a tarefa facilitada.
P. Barandela ainda liderou durante algumas voltas tendo no entanto cedido perante a pressão de N. Ribeiro e T. Sousa que ascenderam às duas primeiras posições.
Tal como na 1ª manga, N. Ribeiro e T. Sousa fizeram um bom trabalho de equipa seguindo sempre no encalce do seu companheiro. Desta vez foi a vez de T. Sousa seguir na traseira de N. Ribeiro sem forçar nenhum erro.
Na partida, J. Pérola ultrapassou E. Ribeiro em pleno arranque e subiu a 4º tendo em algumas voltas colado-se à traseira de P. Barandela que era entretanto 3º.
À 3ª volta o Tri-Campeão P. Soares viu-se envolvido numa confusão que envolveu 4 karts, entre eles o de P. Sousa, e ficou preso na protecção da pista. Optou por abandonar a corrida.
P. Sousa subiu à 5ª posição e juntou-se a J. Pérola e P. Barandela. No entanto na curva Armindo foi surpreendido por uma travagem forte e bloqueou as rodas do seu kart tendo ficado também ele preso na lateral. Com isto perdeu vários segundos e desceu para a 11ª e última posição. Conseguiu minimizar os danos recuperando ainda até à 8ª posição final.
A. Garcia foi subindo posições e ultrapassou J. Pérola e P. Barandela chegando à 3ª posição.
Na manobra de ultrapassagem de A. Garcia a P. Barandela, J. Pérola aproveitou para meter também o seu kart e conseguir aquilo que já havia tentado várias vezes sem sucesso: ultrapassar P. Barandela que terminou na 5ª posição.
A. Garcia ainda tentou a ultrapassagem a T. Sousa, mas este não facilitou 1 milímetro e apesar de um toque entre ambos a corrida terminou com estas posições, sendo A. Garcia o único a repetir um pódio.
A luta pela 6ª posição foi disputada mas R. Bastos esteve sempre na frente, apesar da pressão de E. Ribeiro.
Mais atrás, desta vez P. Couto superiorizou-se a Francisco S. e terminou na 9ª posição.












Com algumas particularidades, destaque-se nesta Manga 2 que a VMR desta manga foi conseguida por P. Sousa ao rodar em 25.633. A. Garcia fez 25.694 e T. Sousa 25.821.
As médias também são reveladoras do que poderia ter sido o desfecho final. A. Garcia registou 26.297, P. Sousa 26.325 e J. Pérola 26.417.
N. Ribeiro não entrou no segundo 25 mas venceu a corrida 4 da época com todo o mérito.
É o 3º pistoniano a conseguir essa faceta depois de P. Sousa e A. Garcia.
T. Sousa fez exactamente a mesma classificação que obteve na Ronda 1: 6º e 2º, mas desta vez este conjunto permitiu-lhe ascender ao pódio (3º lugar final).
J. Pérola continua a manter-se às portas do pódio, desta vez com uma coerência particular: 4º nos treinos, 4º na manga 1 e 4º na manga 2.

Por equipas, a dupla T. Sousa/N. Ribeiro esteve em alta e com os 2 pilotos no pódio arrecadaram 57 pontos.
Seguiu-se a dupla desfalcada A. Garcia/P. Cunha que com apenas um piloto somou os pontos suficientes (45) para conseguir o 2º lugar.
O 3º lugar foi para a Invictos GP que apesar de P. Soares não ter pontuado na 2ª manga totalizou mais um ponto que a equipa de P. Sousa/E. Ribeiro, 4ºs classificados.
A 5ª posição foi para equipa de P. Lamas/Francisco S. que também desfalcada somou apenas 2 pontos.

Pódio por Equipas

O Tri-Campeão P. Soares continua sem vencer este ano graças a dois azares ambos nas 2ªs mangas das rondas já realizadas.
Sem pontos para deitar fora, esta poderá ser uma edição onde o Campeão será aquele que cometer menos erros.
A verdade é que a LPT 2014 está muito competitiva e em apenas 2 rondas realizadas 3 dos candidatos ao título - P. Soares, P. Sousa e A. Garcia - já cometeram erros ou tiveram azares.
Na classificação geral, P. Sousa mantém-se na liderança, agora com uma vantagem mais curta para o 2º classificado que passou a ser A. Garcia que deu um salto desde a 5ª posição. 14 pontos separam este 2 pilotos.
Em sentido inverso seguiu o Tri-Campeão P. Soares que com este 7º lugar desceu de 2º para 6º lugar, partilhando o mesmo nº de pontos do 5º classificado, N. Ribeiro.
A 3ª posição é agora ocupada por T. Sousa que se encontra a apenas 8 pontos do 2º lugar.
Distanciado pelos mesmos 8 pontos está J. Pérola na 4ª posição e os 5ºs e 6ºs já referidos estão a meros 2 pontos da 4ª posição.
Com a sua ausência P. Cunha desceu da 3ª para a 7ª posição, ainda assim com mais 1 ponto que E. Ribeiro.
O Top 10 encerra com R. Bastos e P. Barandela nas 9ª e 10ª posições, respectivamente.


Ao nível do Campeonato por Equipas, P. Sousa/E. Ribeiro mantêm a liderança, mas agora com apenas 6 pontos de vantagem sobre a nova dupla na 2ª posição, T. Sousa/E. Ribeiro.
A. Garcia/P. Cunha continuam a ser 3ºs com apenas 1 ponto a mais que a Invictos GP que foi relegada do pódio nesta Ronda.
Com isto, apenas 14 pontos separam as 4 equipas do topo da tabela.
Embora ainda faltam algumas semanas, já dá para perceber que a Prova por Equipas aquando a Ronda 4 irá ser muito interessante.

A LPT 2014 regressa já no dia 13 de Abril com nova prova outdoor novamente no KIVIkart com a frota Parolin/Yamaha 250cc de 30 cavalos, numa nova versão de pista.
Para essa Ronda temos já confirmado um regresso (esporádico) do Vice-Campeão de 2012 - Jorge Ribeiro.

Saudações pistonianas,
JP

Sem comentários: