03 fevereiro 2014

LPT coloca pela 1ª vez um Pistoniano na Final A da TIT e alcança melhor pontuação de sempre










A LPT obteve a sua melhor pontuação desde que participa na Taça Inter-Troféus (9ª Edição) ao somar 240 pontos e conseguindo o 11º lugar em 14 Troféus presentes.
De facto, foi apenas por 1 ponto que não entrou no Top 10 e por meros 4 pontos que não chegou ao 9º lugar final.

Esta prestação da equipa foi culminada pelo apuramento inédito de um Pistoniano à Final A. Essa façanha foi conseguida pelo Vice-campeão P. Sousa (LPT2) que desde a manga de qualificação mostrou que estava em grande nível.
Com o 12º lugar da grelha para a Manga de Qualificação 1 ultrapassou 7 karts e terminou na 5ª posição.
Deste modo conseguiu uma boa 6ª posição na grelha para a Meia-Final 2 e rodou em 7º lugar durante várias voltas. Era necessário ficar nos 8 primeiros para conseguir apurar-se para a Final A. Acabou por perder 2 posições perto do fim terminando em 9º lugar mas a penalização de 2 pilotos deu-lhe a merecida 7ª posição e consequente lugar na Final A.
Nesta Final A onde estavam presentes os melhores 24 pilotos amadores nacionais, P. Sousa largou da cauda (21ª). No entanto foi subindo posições e chegou a rodar na 14ª posição. Terminou num honroso 16º lugar e fez história pela LPT.

Por seu lado, o nosso Tri-Campeão P. Soares (LPT1) não tendo começado bem fez uma recuperação incrível e só parou na Final B.
Na Manga de Qualificação 2 as coisas não lhe correram bem e saído de 20º da grelha muito batalhou para subir posições mas terminou na mesma penúltima posição. 
Na Repescagem onde só os 12 primeiros passariam num total de 24 não esteve pelos ajustes. Fez o 4º melhor tempo e terminou a corrida numa tranquila 3ª posição apurando-se assim para as Meias-Finais.
Com o 21º na grelha não se avizinhava fácil a tarefa de chegar aos 16 primeiros para conseguir um lugar na Final B. Contudo, P. Soares bateu-se de forma enorme e chegou à 15ª posição que lhe deu pela 1ª vez acesso à Final B na TIT.
Nessa Final B voltou a sair da 21ª posição e voltou a escalar posições durante a corrida tendo apenas parado na 13ª posição.
Ultrapassar 8 karts onde já só estão os melhores durante um sprint de 15 minutos não é para qualquer um.
O nosso Tri-Campeão mostrou que é necessário entrar bem na manga de qualificação para obter um bom lugar na grelha para as meias-finais. Tal tivesse sucedido estamos crentes que o lugar na Final A não fugiria. 

T. Sousa (LPT3) foi o último a entrar em prova na Manga de Qualificação 4. Foi o Pistoniano que melhor sessão de treinos fez tendo obtido a 10ª posição na grelha. Fez uma manga tranquila e só teve que controlar o andamento tendo terminado na 12ª posição.
Na Meia-Final 2 saiu da 16ª posição. Precisava de manter essa posição para conseguir chegar à Final B.
Chegou a rodar várias voltas na 15ª posição que lhe dava o apuramento mas caiu 3 posições perto do fim. No final dada uma penalização subiu uma posição e com a 17ª posição ficou a uma mera posição da tão desejada Final B.

N. Ribeiro (LPT4) foi o penúltimo a entrar em pista e os treinos dessa Manga de Qualificação 4 não correram da melhor forma ficando na 20ª posição.
Porém este estreante nestas andanças acreditou sempre no seu apuramento e foi subindo posições. Deste modo alcançou a 13ª posição e foi o 3º Pistoniano a chegar directamente às Meias-Finais.
Alinhou na mesma Meia- Final 2 de P. Sousa e T. Sousa saíndo da 17ª posição logo atrás de T. Sousa.
Esteve várias voltas nas posições de luta pela 16ª posição mas cedeu perto do fim tendo terminado na 21ª posição em 24 pilotos.

E. Ribeiro (LPT5) entrou em acção na Manga de Qualificação 2 juntamente com P. Soares e na sua TIT de estreia tal como o seu irmão não podia ter começado melhor: 15º nos treinos.
Na corrida esteve muito certinho e fugiu às confusões tendo rodado quase toda a manga tranquilamente na 12ª posição. O seu apuramento para as Meias-finais nunca esteve em causa.
Na Meia-final 3 voltou a dividir pista com P. Soares e fizeram corridas inversas. E. Ribeiro largou da 16ª posição mas logo na 1ª volta perdeu várias posições tendo caído para a cauda da corrida.
Ainda assim aguentou o ritmo de um último grupo forte e nunca descolou ficando sempre a sensação que não terminaria na ingrata 24ª posição. Acabou por ser 23º dada a penalização de um piloto.

Por fim, J. Pérola (LPT6) foi o Pistoniano menos inspirado. 
Foi o 1º a entrar em prova juntamente com P. Sousa mas os treinos não auguraram nada de bom: 21ª e última posição da grelha. 
Na corrida ganhou algumas posições mas envolveu-se em alguns toques  e voltou a cair para último. Numa clara não adaptação ao kart foi perdendo a cauda da corrida e fez uma corrida desapontante, subindo uma posição devido a penalização de um piloto.
Na Repescagem jogava juntamente com P. Soares o tudo por tudo e obteve a 19ª posição em 24.
A missão de ultrapassar 7 karts não era impossível e ainda acreditou tendo ainda estado na 14ª posição. No entanto voltou a envolver-se em toques a sua 17ª posição final passou a 21ª devido a uma penalização de 10 segundos por toque em adversário.










No geral, mais do que 5 prestações individuais muito bem conseguidas destacou-se o espírito de equipa entre os 6 Pistonianos.
Desde cedo este colectivo pautou-se por boa disposição, mas também muita entre-ajuda, desde dicas e troca de ideias até ao olhar atento sempre que um colega estava em pista.
Antes do regresso ao Norte e a cerca de 350 kms de viagem, juntamo-nos à mesa para celebrar o dia (e noite) mais importante do karting amador nacional: a TIT.

Para o ano há mais... no Norte ;)

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: