31 dezembro 2012

28 dezembro 2012

P. Soares sagra-se Bi-Campeão no IKE onde T. Sousa vence pela 1ª vez em 2012














O fim da 3ª edição da LPT teve a presença de 14 pilotos, dos quais 2 estreias: M. Rizzo e M. Ferreira.
Às ausências confirmadas de P. Barandela e Edgar M., juntaram-se as de J. Almeida, S. Guerra e Jorge R..
Desta forma, o título de Campeão estava atribuído antes do início da última corrida a P. Soares, campeão em vigor que desta forma revalidou o mesmo estatuto.

Manga de Apuramento - Grupo 1

O sorteio ditou que a 1ª Manga de Apuramento fosse constituída pelos pilotos J. Pérola, P. Soares, Francisco S., Telmo R., E. Ribeiro, T. Sousa e N. Ribeiro.
T. Sousa conseguiu o melhor tempo das sessões de treinos (23.067) e arrecadou assim a sua primeira Pole-position do ano, tendo sido o 4.º e último piloto a consegui-lo nesta edição. No total das edições é a sua 3ª Pole tornando-se assim o 3.º pistoniano com mais Pole's. Desta forma, somou 2 pontos importantes na luta pelo 7.º lugar final com N. Ribeiro.
P. Soares saíu de 2.º e N. Ribeiro registou o 3.º melhor tempo desta manga.

Na corrida, P. Soares assumiu a liderança com T. Sousa sempre por perto na 2ª posição, ao passo que N. Ribeiro rodou sempre tranquilo na 3ª posição sem conseguir pressionar o seu opositor directo no campeonato.
Atrás, deu-se uma luta com 4 pilotos envolvendo alguns toques. Telmo R. liderou esse grupo durante grande parte da prova, e J. Pérola que com um kart sem saída desceu para a 7ª e última posição logo no arranque, teve que se desembaraçar de Francisco S. e E. Ribeiro que seguiam numa acesa luta.
Só muito perto do fim J. Pérola conseguiu chegar-se ao companheiro de equipa que havia ganho uma vantagem considerável e ultrapassar o mesmo alcançando o 4.º lugar que poderia dar acesso à Final A.
Para isso, tinha que esperar pela VMR do 4.º classificado da 2ª Manga de Apuramento.
Telmo R. segurou o 5.º lugar, E. Ribeiro foi 6.º e Francisco S. 7.º classificado.
A Volta Mais Rápida nesta manga pertenceu a T. Sousa com 22.936 e a melhor média a P. Soares (23.325) que ofereceu a vitória a T. Sousa deixando-o passar na última volta.

Manga de Apuramento - Grupo 2

Neste 2.º grupo de 7 pilotos, P. Cunha foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados ao registar 23.467, porém com uma margem mínima para Tiago S. que foi 2.º e P. Sousa que fez o 3.º melhor tempo, todos no mesmo décimo de segundo.
No entanto, em corrida P. Cunha superiorizou-se e venceu sem dificuldades.
P. Sousa ultrapassou Tiago S. e terminou em 2.º e P. Lamas foi um tranquilo 4.º classificado depois de Sílvio A. ter ficado preso numa protecção juntamente com M. Rizzo logo na 1ª volta perdendo quase uma volta. O seu 5.º lugar não corresponde ao seu andamento pois fez a 2ª melhor média da manga.
Em 6.º terminou M. Ferreira seguido de M. Rizzo que apesar da última posição fez a 3ª Volta Mais Rápida da manga (23.541).   

Final B 

A 1ª final do dia reuniu os 7 pilotos que iriam disputar as posições finais do 8.º ao 14.º lugar.
P. Lamas saíu da Pole e dominou esta final sem oposição.
Apesar da sua VMR quase idêntica ao do 2.º classificado Sílvio A., teve um andamento extremamente regular que lhe valeu o 8.º lugar final.
Na 3ª posição ficou M. Rizzo que demonstrou que sabe ser rápido batendo Francisco S. e Telmo R. que se envolveram numa luta pelo 4.º lugar nesta final, do qual Francisco S. levou a melhor. A última posição foi para M. Ferreira já que E. Ribeiro abandonou a corrida ao fim de 8 voltas queixando-se de toques exagerados.

Final A 

A última manga de 2012 colocou T. Sousa na Pole com P. Cunha a seu lado, P. Soares e P. Sousa na 2ª fila da grelha, N. Ribeiro e Tiago S. na 3ª fila e J. Pérola na cauda.
P. Cunha e N. Ribeiro largaram mal e perderam imediatamente posições. 
T. Sousa manteve-se na frente, seguido de P. Soares, P. Sousa e P. Cunha que desceu 2 posições. Tiago S. ultrapassou N. Ribeiro e subiu à 5ª posição. 
À 4ª volta J. Pérola subiu ao 6.º posto passando N. Ribeiro e em escassas voltas recuperou os metros que Tiago S. havia ganho colocando-se na sua traseira.
Entretanto, P. Sousa ultrapassou P. Soares e ascendeu à 2ª posição.
A partir daí a história da corrida foi P. Soares a defender a 3ª posição de P. Cunha e Tiago S. a fazer o mesmo a J. Pérola pela 5ª posição. 
A tarefa do Campeão foi bem sucedida com P. Cunha a não conseguir ultrapassar. Já J. Pérola conseguiu a ultrapassagem a Tiago S. a 5 voltas do final. A partir daí depressa se distanciou do Yellow Winner e aproximou-se de P. Cunha e P. Soares, tendo batido a 3 voltas do fim a VMR do dia ao rodar em 22.852.
A vitória incontestada foi para T. Sousa que se sagrou o 6.º piloto nesta edição a subir ao mais alto lugar do pódio.
A 2ª posição foi para P. Sousa que fez a "dobradinha" para a Boavista KC.
P. Sousa não conseguiu por sua vez vencer nenhuma corrida nesta edição, mas graças a um campeonato regular terminou na 3ª posição final.
A 3ª posição final foi para P. Soares que se sagrou bi-campeão numa temporada onde subiu ao pódio 14 vezes (15 mas foi penalizado) em 16 possíveis.
 

A pontuação individual desta Ronda 10 ficou assim delineada:

1.º T. Sousa 27 pontos (25+2)
2.º P. Sousa 20
3.º P. Soares 16
4.º J. Pérola 14
5.º P. Cunha 13
6.º Tiago S. 10
7.º N. Ribeiro 9
8.º P. Lamas 8
9.º Sílvio A. 7
10.º Francisco S. 6
11.º Telmo R. 5
12.º E. Ribeiro 0

Por equipas, os Boavista Kart Club voltaram a vencer uma Ronda ao totalizar 47 pontos num final de temporada forte e que os fez aproximar os vencedores Yellow Winner's, 2ºs classificados nesta ronda com 26 pontos.  
Os Descarenados foram 3.ºs classificados nesta ronda com 19 pontos e subiram ao 4.º lugar final, com apenas mais 1 ponto que a Xanxos Team que não teve nenhum representante nesta corrida terminando assim o campeonato na 5ª posição.
BA Team com 14 pontos foram 4.ºs no IKE, seguidos dos Pata a Fundo representados pelos 13 pontos de P. Cunha e MC Safety Kleen 6.ºs com 9 pontos. 
A 7ª classificada foi a EDG/SIL que foi aqui representada apenas por Sílvio A. e os seus 7 pontos.

Ordenando as VMR's e as Médias, verifica-se o equilíbrio demonstrado pelos pistonianos:

VMR

22.852 - J. Pérola
22.936 - T. Sousa
22.946 - P. Soares
22.979 - P. Cunha
23.061 - P. Sousa
23.078 - N. Ribeiro
23.387 - Tiago S.
23.451 - P. Lamas
23.456 - Sílvio A.
23.541 - M. Rizzo
23.645 - E. Ribeiro
24.102 - M. Ferreira
24.273 - Telmo R.
24.480 - Francisco S.
Média (manga+final)

23.356 - T. Sousa
23.476 - P. Cunha
23.494 - P. Soares
23.770 - P. Sousa
23.848 - N. Ribeiro
23.923 - P. Lamas
23.928 - J. Pérola
23.936 - Sílvio A.
23.999 - Tiago S.
24.441 - Telmo R.
24.487 - Francisco S.
24.515 - E. Ribeiro
24.544 - M. Rizzo
25.099 - M. Ferreira

Agora, já com a consagração de todos com a entrega de prémios feita, seguir-se-á o jantar de convívio e preparação da próxima edição da LPT onde se espera o contributo de todos.
Este convívio servirá também para fazermos uma reflexão sobre o que aconteceu durante este ano de 2012 onde muitas novidades foram introduzidas.
A LPT regressa em Fevereiro de 2013 para o arranque da 4ª edição em que se prevêm mais novidades.
Antes teremos a participação da Liga PisTão na Taça Inter-Troféus (TIT) a 26 de Janeiro, onde os 6 primeiros classificados do campeonato vão bater-se lado a lado com os melhores pilotos do karting amador nacional.

Saudações pistonianas,
JP

Vídeos @ Ronda 10 - IKE




19 dezembro 2012

Indoor Karting Espinho recebe a Ronda final de 2012













A Ronda de todas as decisões chega daqui a 4 dias e irá decorrer pela primeira vez da parte da manhã.
 
O IKE reúne todas as condições para a celebração final com o pódio a servir de pano de fundo a uma época a todos os níveis impolgante.
 
Com a antevisão feita dias antes não há mais a acrescentar a não ser os habituais dados resumo da prova:

Local: Indoor Karting Espinho
Data: 23 Dezembro 2012
Hora: 10 h
Modelo de prova: B
Formato: 5' treinos + 10' manga de apuramento + 10' Final
Lastro disponível: Sim
Tipo de lastro: Placas de chumbo (2 e 4 kls)
Peso-referência: 80 kls
Preço: 22€
 
O preço ínclui café, oferta dos gerentes e colegas de corridas David Gomes e Paulo Sampaio.

Conto com a presença de todos para a despedida de 2012.

Saudações pistonianas,
JP

12 dezembro 2012

Antevisão da Ronda Final




Aproxima-se a última corrida da 3ª edição da LPT.

Depois da 1ª edição ter sido vencida por Carlos Gomes, a 2ª edição foi ganha pelo ainda campeão em título, P. Soares.
Perfila-se então a possibilidade de pela 1ª vez um pistoniano revalidar o título. Mas tal como no ano passado a decisão ficará para a última corrida.
P. Sousa vendeu caro esse lugar na ronda final em Oiã. Este ano é o estreante Jorge R. que certamente irá fazer o mesmo.

A vantagem de P. Soares de 3 pontos sobre Jorge R. é meramente virtual. Com 10 pontos para "deitar fora" e Jorge R. sem pontos para abdicar dada a sua desistência na 2ª manga do KIV1, são na realidade 7 pontos de desvantagem que P. Soares tem sobre Jorge R..
Portanto, com 30 pontos possíveis a vitória pode não chegar ao actual campeão. Atendendo que Jorge R. termina em 2.º lugar, esses 5 pontos não serão suficientes para P. Soares renovar o título. 
Aqui os 2 pontos do prémios Pole-Position e os 3 pontos da Volta Mais Rápida poderão ser decisivos. 
Poderá inclusive registar-se um cenário de empate, caso P. Soares vença e arrecade a Pole e Jorge R. termine em 2.º lugar ficando a VMR para um outro piloto. Neste cenário ficariam ambos com 312 pontos e o campeão seria P. Soares por totalizar um maior número de vitórias.

Como se vê, a Liga PisTão não tem menos emoção que a Fórmula 1! Temos luta Vettel/Alonso à nossa escala :) 

Cenários à parte, perfilam-se outras disputas.

P. Sousa que ano passado lutou até ao fim pelo título de campeão, este ano com a entrada do experiente Jorge R. passou a ter que se preocupar com um não menos honroso 3.º lugar final. Esta posição não está ainda assegurada dado que P. Cunha poderá ainda ter uma palavra a dizer. No entanto, são 15 pontos de diferença que apenas perante um descalabro do piloto P. Sousa poderão ser anulados.
Uma nota para o facto de P. Sousa ser o único dos 6 pilotos que ocupam os primeiros lugares que este ano não subiu ao mais alto lugar do pódio. Certamente irá dar tudo o que tem na última corrida para o conseguir.

Em aberto está também o 7.º lugar final entre N. Ribeiro e T. Sousa. Com os pontos a deitar fora, N. Ribeiro vai para a última corrida com apenas 2 pontos de vantagem sobre T. Sousa.

Da mesma forma o seu irmão e companheiro de equipa E. Ribeiro parte com meros 3 pontos de vantagem sobre Telmo R.. Em jogo está aqui um lugar no Top 10 final.

O 12.º lugar também terá direito a disputa. São 5 os pilotos com possibilidades de atingir essa posição. P. Lamas, S. Guerra, Edgar M., Francisco S. e J. Almeida podem qualquer um deles terminar entre a 12ª e 16ª posições. 

Faltam (penosos) 10 dias.
JP