Pódio final |
A Ronda 6 no Cabo do Mundo marcou o regresso às emoções da LPT antes da partida para férias.
Em perspectiva 2 corridas com muitos pontos para distribuir e a estreia de 2 rookies com experiências bem distintas.
Rui Gonçalves, um amante do desporto automóvel que teve nesta Ronda pela LPT a sua prova mais a sério no karting. Por outro lado, Sérgio Guerra um piloto já com muitas resistências de karting no currículo e grande conhecedor do Kartódromo do Cabo do Mundo.
R. Cabral, Sílvio A. e T. Calheiros continuam ausentes devido a compromissos profissionais e Edgar M. regressou após 3 rondas ausente.
Os 17 pilotos tiveram apenas 6 voltas para conseguir a melhor qualificação possível para a grelha de partida, mais uma vez na versão B do traçado.
Jorge R. obteve a Pole-Position e com isso 2 pontos preciosos na luta pelo Campeonato Individual, rodando à 5ª volta em 53.550.
P. Sousa distou pouco mais de 2 décimos (53.788) e partilhou a 1ª fila da grelha.
P. Soares conseguiu o 3.º melhor tempo com o tempo de 53.851 e Edgar M. dividiu a 2ª fila com o 4.º melhor tempo a registar-se ainda no segundo 53 (53.992).
Seguiram-se P. Cunha, S. Guerra, Tiago S. e J. Pérola todos no segundo 54 e com uma palavra a dizer na corrida nº 10 desta edição.
A inclinação da recta da meta proporciona sempre partidas lentas nesta pista e um esforço dos pilotos em, pelo menos, manter as posições. O peso-referência fixado nos 85 quilos e a frota pouco desenvolta também não ajudam, o que tornou a chegada à 2ª curva à direita algo conturbada com muitos karts juntos em poucos metros.
No final dessa subida, J. Pérola não conseguiu evitar um toque em Tiago S. que o fez rodar 180º e imobilizar-se levando com 2 karts de pilotos do fim do grupo. Tiago S. embora com uma dor na perna conseguiu manter-se em prova embora tendo caído para a última posição.
P. Soares com um excelente arranque tomou a dianteira da corrida mas por pouco tempo tendo Jorge R. retomado o 1.º lugar que manteve ao longo das 17 voltas.
P. Soares bem tentou chegar-se mas não conseguiu e foi mantendo sempre uma distância de cerca de 3, 4 segundos. A verdade é que atrás de si teve durante toda a corrida e a cerca de apenas 2 segundos uma luta muito interessante pelo 3.º lugar entre P. Cunha, P. Sousa e S. Guerra, o que lhe exigiu concentração máxima.
Depois de várias trocas entre si, foi P. Cunha que conseguiu chegar ao pódio. Uma boa corrida para quem saiu da 3ª fila.
P. Sousa apesar de ter conseguido a VMR da tarde com 53.361 foi 4.º a menos de 2 décimos do pódio, e S. Guerra foi 5.º classificado a pouco mais de 2 décimos.
Edgar M. voltou em força e superiorizou-se na luta com J. Pérola pela 6ª posição onde ainda chegaram a trocar posições, mas no final a distância registou-se em cerca de 2 segundos e 1/2.
O tão importante 8.º lugar na 1ª manga ficou a 22 segundos do vencedor mas foi um excelente prémio para N. Ribeiro que saído da 14ª posição da grelha subiu 6 posições conseguindo a Pole para a 2ª manga.
No entanto, Telmo R. vendeu cara essa posição e fez a sua melhor corrida da época até ao momento tendo terminado a menos de 1 segundo da Pole para a manga 2.
T. Sousa fechou o top 10 e Tiago S. depois do embate ainda recuperou 6 posições tendo chegado à 11ª posição pressionado por E. Ribeiro.
P. Barandela, R. Gonçalves, Francisco S., P. Lamas e J. Almeida fecharam a Manga 1 respectivamente.
A 2ª manga da ronda teve N. Ribeiro e J. Pérola na 1ª fila e Edgar M. e S. Guerra na 2ª fila da grelha.
A troca de karts e a inexistência de treinos para sua adaptação tornam estas 2ªs mangas sempre grandes incógnitas.
N. Ribeiro largou bem e aguentou a liderança durante várias voltas. Já J. Pérola com um kart bastante ineficiente que o obrigava a travar com muita antecedência passou 17 voltas a levar toques secos dos adversários que não contavam com esse tempo de abordagem. Foi ultrapassado por 12 pilotos mas não abandonou e terminou na 14ª posição (P. Lamas havia pilotado o mesmo fatídico kart nº 6 na 1ª manga e terminou em 16.º lugar).
S. Guerra que partiu da 4ª posição foi subindo naturalmente posições e venceu tranquilamente a manga com quase 10 segundos de vantagem sobre P. Cunha, o 2.º classificado.
P. Cunha foi de facto o grande vencedor da Ronda, já que saído da 6ª posição apenas foi batido pelo rookie que como é sabido não pontua na prova de estreia. Como tal, os 25 pontos da 2ª manga foram para o piloto dos Pata a Fundo que deixou N. Ribeiro a cerca de 2 segundos e 1/2.
Este 3.º lugar de N. Ribeiro transformou-se então num 2.º lugar, o 1.º pódio da época para o piloto da MC Safety Team.
Na mesma linha, Edgar M. com a 4ª posição ascendeu ao pódio e tal como N. Ribeiro alcançou o seu 1.º pódio da edição 2012.
Tiago S. fez uma corrida soberba e ficou a menos de 3 décimos do pódio depois de ter partido da 11ª posição.
P. Sousa foi 6.º classificado a mais de 8 segundos do seu precedente e pela 1ª vez na época, os 2 pilotos que lutam pelo título, P. Soares e Jorge R., não conseguiram recuperar das posições da inversão da grelha e terminaram nas mesmas posições das quais partiram.
E. Ribeiro e P. Barandela lutaram entre si ficaram a apenas 1 segundo dos líderes do campeonato, nas 9ª e 10ª posições, nomeadamente.
P. Lamas teve finalmente a oportunidade de pilotar um kart razoável e terminou na 11ª posição recuperando 5 posições em corrida.
Telmo R. tentou alcançar esse ponto ao seu adversário direto no campeonato mas terminou a cerca de 2 segundos do mesmo.
T. Sousa com uma manga desastrosa onde efectuou 2 despistes foi 13.º classificado, lugar bem distante do seu real valor. Ainda assim e com 2 despistes conseguiu dar mais de 6 segundos ao seu adversário directo no campeonato, J. Pérola que ainda teve que lutar para ficar à frente de J. Almeida (15.º) e R. Gonçalves (16.º). Francisco S. fechou a manga 2.
Contas finais das corridas nº 10 e nº 11 que contabilizam a Ronda 6 da LPT:
Na mesma linha, Edgar M. com a 4ª posição ascendeu ao pódio e tal como N. Ribeiro alcançou o seu 1.º pódio da edição 2012.
Tiago S. fez uma corrida soberba e ficou a menos de 3 décimos do pódio depois de ter partido da 11ª posição.
P. Sousa foi 6.º classificado a mais de 8 segundos do seu precedente e pela 1ª vez na época, os 2 pilotos que lutam pelo título, P. Soares e Jorge R., não conseguiram recuperar das posições da inversão da grelha e terminaram nas mesmas posições das quais partiram.
E. Ribeiro e P. Barandela lutaram entre si ficaram a apenas 1 segundo dos líderes do campeonato, nas 9ª e 10ª posições, nomeadamente.
P. Lamas teve finalmente a oportunidade de pilotar um kart razoável e terminou na 11ª posição recuperando 5 posições em corrida.
Telmo R. tentou alcançar esse ponto ao seu adversário direto no campeonato mas terminou a cerca de 2 segundos do mesmo.
T. Sousa com uma manga desastrosa onde efectuou 2 despistes foi 13.º classificado, lugar bem distante do seu real valor. Ainda assim e com 2 despistes conseguiu dar mais de 6 segundos ao seu adversário directo no campeonato, J. Pérola que ainda teve que lutar para ficar à frente de J. Almeida (15.º) e R. Gonçalves (16.º). Francisco S. fechou a manga 2.
Contas finais das corridas nº 10 e nº 11 que contabilizam a Ronda 6 da LPT:
1.º P. Cunha 41 pontos
2.º Jorge R. 36
3.º P. Soares 30
4.º N. Ribeiro 29
5.º P. Sousa 27*
6.º Edgar M. 27*
7.º Tiago S. 19
8.º J. Pérola 13*
9.º Telmo R. 13*
10.º E. Ribeiro 13*
11.º T. Sousa 11*
12.º P. Barandela 11*
13.º P. Lamas 8
14.º Francisco S. 4
15.ºJ. Almeida 3
*Notas:
- 5.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição corrida = 4.º lugar para ambos;
- 8.º lugar: desempate pelo 1.º critério-Melhor posição manga - J. Pérola/7.º;
- 9.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição manga = 9.º lugar para ambos;
- 11.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição manga = 10.º lugar para ambos.
Por equipas, esta foi a Ronda mais equilibrada de sempre.
Os Pata a Fundo pela 1ª vez saíram vitoriosos, tendo a equipa de P. Cunha e P. Barandela totalizado 52 pontos.
Os Yellow Winner's foram pela 1ª vez vencidos somando 49 pontos, quedando-se pela 2º posição.
A MC Safety Team dos irmãos Eduardo e Nuno Ribeiro, ficou pela 1ª vez no pódio ao somar 42 pontos.
Xanxos Team foram 4.ºs com 39, Boavista Kart Club 5.ºs com 38, EDG/SIL 6ºs com 27, Descarenados 7.ºs com 26 e BA Team 8ª classificada com 12 pontos.
Esta Ronda a este nível foi um "aperitivo" para as disputas que terão lugar na Prova por Equipas na penúltima Ronda da presente edição.
Ao nível do Campeonato Individual, Jorge R. regressou ao comando da LPT com a vantagem mínima sobre o campeão P. Soares.
De facto, a luta pelo título começa a fechar-se entre estes 2 pilotos e parece que só terá uma decisão no final da última Ronda.
O vice-campeão P. Sousa está cada vez mais afastado da luta pelo título e vê ameaçada a sua 3ª posição por P. Cunha que deu um salto após esta 6ª Ronda estando agora em 4.º lugar a apenas 9 pontos do pódio. De facto, do actual Top 5 apenas P. Sousa ainda não conseguiu vencer uma Ronda.
Tiago S. apesar de não ter sido feliz no Cabo do Mundo onde ano passado venceu, também está na luta pelo 3.º lugar, classificação final que obteve ano passado.
A 3ª luta prende-se com o último lugar de acesso à TIT. O 6.º lugar que para já é ocupado por J. Pérola, para além de T. Sousa tem agora N. Ribeiro na luta e P. Barandela ainda não está descartado.
Setembro chega num ápice.
Boas férias!
Saudações pistonianas,
JP
- 5.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição corrida = 4.º lugar para ambos;
- 8.º lugar: desempate pelo 1.º critério-Melhor posição manga - J. Pérola/7.º;
- 9.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição manga = 9.º lugar para ambos;
- 11.º lugar: desempate através da VMR, 2.º critério de desempate dado que regista-se empate no 1.º critério-Melhor posição manga = 10.º lugar para ambos.
VMR (Volta Mais Rápida)
53.361 P. Sousa
53.408 S. Guerra
53.439 Jorge R.
53.537 P. Soares
53.578 Edgar M.
53.712 P. Cunha
53.775 Tiago S.
53.792 Telmo R.
53.824 T. Sousa
53.827 J. Pérola
54.046 N. Ribeiro
54.378 P. Barandela
54.393 P. Lamas
54.397 E. Ribeiro
54.979 R. Gonçalves
55.056 Francisco S.
55.111 J. Almeida
Por equipas, esta foi a Ronda mais equilibrada de sempre.
Os Pata a Fundo pela 1ª vez saíram vitoriosos, tendo a equipa de P. Cunha e P. Barandela totalizado 52 pontos.
Os Yellow Winner's foram pela 1ª vez vencidos somando 49 pontos, quedando-se pela 2º posição.
A MC Safety Team dos irmãos Eduardo e Nuno Ribeiro, ficou pela 1ª vez no pódio ao somar 42 pontos.
Xanxos Team foram 4.ºs com 39, Boavista Kart Club 5.ºs com 38, EDG/SIL 6ºs com 27, Descarenados 7.ºs com 26 e BA Team 8ª classificada com 12 pontos.
Esta Ronda a este nível foi um "aperitivo" para as disputas que terão lugar na Prova por Equipas na penúltima Ronda da presente edição.
Ao nível do Campeonato Individual, Jorge R. regressou ao comando da LPT com a vantagem mínima sobre o campeão P. Soares.
De facto, a luta pelo título começa a fechar-se entre estes 2 pilotos e parece que só terá uma decisão no final da última Ronda.
O vice-campeão P. Sousa está cada vez mais afastado da luta pelo título e vê ameaçada a sua 3ª posição por P. Cunha que deu um salto após esta 6ª Ronda estando agora em 4.º lugar a apenas 9 pontos do pódio. De facto, do actual Top 5 apenas P. Sousa ainda não conseguiu vencer uma Ronda.
Tiago S. apesar de não ter sido feliz no Cabo do Mundo onde ano passado venceu, também está na luta pelo 3.º lugar, classificação final que obteve ano passado.
A 3ª luta prende-se com o último lugar de acesso à TIT. O 6.º lugar que para já é ocupado por J. Pérola, para além de T. Sousa tem agora N. Ribeiro na luta e P. Barandela ainda não está descartado.
Setembro chega num ápice.
Boas férias!
Saudações pistonianas,
JP
Sem comentários:
Enviar um comentário