20 outubro 2011

P. Soares obtém pontuação máxima em Oiã II e sagra-se Campeão 2010/11


9 rondas e 14 corridas a título individual.

Tivemos que esperar pela última corrida para descobrir o novo Campeão da LPT. Está encontrado - P. Soares.
Com 7 vitórias em 14 possíveis, 3 "bronzes", 7 Poles e 4 Voltas Mais Rápidas foi de facto o mais forte da época.
À partida para a última ronda P. Soares partia com uma desvantagem de apenas 2 pontos para o seu ainda companheiro de equipa P. Sousa.

Logo na sessão de treinos rodou em 36.660 tempo com o qual obteve categoricamente a Pole-Position. Tempo esse aliás que não viria a ser batido em qualquer das 3 mangas!
3 mangas porque a 1ª foi anulada por variados erros na formação da grelha sem razão aparente. O sinal foi dado pelo piloto Tiago S. que suspeitou do seu último lugar na grelha, e bem. Percebendo-se minutos depois que eram várias as trocas na formação da grelha a Organização da LPT juntamente com a do Kartódromo de Oiã acordaram a repetição da mesma.

Manga 1

A estreia da partida lançada ocorreu sem incidentes (o mesmo já não aconteceu na Manga 2 com Francisco S. a sair de pista para não embater no piloto que o precedia e seguia em marcha moderada P. Barandela).
P. Soares assumiu a liderança e chegou a ser ultrapassado no final da recta por P. Sousa ao fim das 1ªs voltas. Porém essa vantagem de P. Sousa não durou uma volta tendo P. Soares regressado à liderança e tendo-a alargado para no final serem 4.888 os segundos a separá-los.
Com isto, no final da 1ª Manga as contas a nível da luta pelo campeonato eram as seguintes: 1.º P. Soares - 267 pontos, 2.º P. Sousa - 262. Os 3 pontos da VMR estavam ainda em aberto.
Tudo ficava então adiado para a última manga.
Tiago S. saído de 4.º ultrapassou o seu companheiro de equipa T. Sousa e foi 3.º com quase 2 segundos de vantagem final sobre T. Sousa. Este piloto protagonizou uma acessa disputa com N. Ribeiro, J. Pérola e P. Cunha (que entretanto colaram-se a ele) pelo 4.º lugar. J. Pérola tentando embalar o seu kart para a subida não conseguiu evitar um toque em P. Cunha na subida para a recta que fez este piloto ir momentaneamente à terra. Ciente da manobra incorrecta este piloto logo pretendeu devolver a posição mas percebendo que N. Ribeiro já tentava a ultrapassagem decidiu não o fazer.
No final T. Sousa aguentou a 4ª posição, N. Ribeiro foi 5.º e J. Pérola 6.º, os 3 separados por pouco mais de 1/2 segundo. P. Cunha não os conseguiu acompanhar e foi 7.º e Edgar M. conseguiu ficar à frente do seu companheiro de equipa P. Lamas obtendo o 8.º posto que lhe atribuiu a Pole para a 2º Manga.
Este 8.º lugar vinha sendo disputado também com P. Barandela que devido a atalhanço na zona de "S"/Pneus foi penalizado pelos fiscais de pista com 1 min. de Stop&Go.
Nesta manga as Voltas Mais Rápidas foram as seguintes: 36.890-P. Soares, 36.996-P. Sousa únicos no segundo 36 e depois em 37 "baixo", Tiago S.-37.432 e J. Pérola-37.487.

Manga 2

5 pontos de vantagem precisava então P. Sousa de obter sobre P. Soares para se sagrar campeão.
Com a inversão da grelha, saía de 7.º à frente de P. Soares, ou seja, com mais 1 ponto (se assim se mantivessem até final) que não chegava mesmo que conseguisse fazer a VMR e obter os 3 pontos.
Porém cedo se percebeu que P. Soares continuava mais rápido mesmo com a troca de karts. Saído de 8.º foi ultrapassando adversários volta a volta e P. Sousa não o conseguiu faze com a mesma fluídez.
Edgar M. saído da Pole não teve a ajuda do kart e cedo foi cedendo posições até terminar em 11.º e último lugar, já que Francisco S. depois do despiste na volta de lançamento decidiu não alinhar na 2ª manga.
P. Cunha e J. Pérola disputaram no início a liderança e depois o 2.º lugar entre si com ultrapassagens sucessivas e mais tarde com a pressão de P. Sousa.
Com Edgar M. em queda o acesso o 6.º lugar no campeonato ficava em disputa entre P. Barandela e P. Lamas. Saído de 10.º P. Barandela fez uma boa corrida e terminou em 5.º precisamente à frente de P. Lamas pouco mais de 2 segundos garantindo dessa forma a sua participação na TIT.
Tiago S., N. Ribeiro e T. Sousa estiveram abaixo da prestação da Manga 1 e foram 7.º, 8.º e 9.ºs classificados, respectivamente.
Muito melhor esteve E. Ribeiro nesta Manga 2 tendo terminado em 10.º lugar a menos de 3 segundos de T. Sousa que com esta prestação e com o 2.º lugar de J. Pérola obteve o 5.º lugar do campeonato, sendo J. Pérola 4.º classificado final.
Nesta manga P. Soares foi o único a rodar em 36' com 36.926 e em 37' baixo (<37.500) correram J. Pérola-37.266, P.Cunha-37.279 e P. Sousa-37.351.

No somatório das mangas:

1.º P. Soares, 55 pontos
2.º P. Sousa, 36
3.º J. Pérola, 31
4.º Tiago S., 26
5.º T. Sousa, 22
6.º P. Barandela, 21
7.º P. Lamas, 20
8.º Edgar M., 18
9.º Francisco S., 7

Convidados:

1.º P. Cunha, 48 pontos
2.º N. Ribeiro, 47
3.º E. Ribeiro, 32

O Troféu Convidados com 4 provas revelou-se a rampa para outros vôos na próxima temporada.
Os irmãos Nuno e Eduardo Ribeiro foram os únicos totalistas mas, P. Cunha que só chegou na 2ª ronda e Telmo R. que não pode estar presente na última prova estão também assegurados para 2012.
A. Alves e Hugo MS ainda são incertezas para a 3ª edição.

Findo o Campeonato Individual, a LPT terminará a época 2010/11 com uma nova prova por equipas nos mesmos moldes da ocorrida em Abril deste ano no Indoor Karting de Famalicão. 
Sem praticamente nada por definir ao nível do Campeonato por Equipas, esta será mais uma prova de convívio e de preparação já para a época de 2012 com data marcada para 8 Janeiro e regresso aos circuitos Indoor.
Para tal, os ex-convidados irão formar equipas entre si ou com pilotos vigentes que entretanto ficaram sem companheiro de equipa, à semelhança do que ocorreu no IKF.

Parabéns a todos e que venha Espinho.













Saudações Pistonianas,
JP 

2 comentários:

Pedro Cunha disse...

Boa tarde a todos,

Em primeiro lugar quero agradecer a oportunidade que me foi dada em participar neste troféu. Agradecer ao Paulo Barandela por me ter apresentado o troféu e a todos os outros pela boa recepção que me fizeram. Um agradecimento especial ao Pérola por ter aceite a minha participação e com o qual acabei por travar alguns duelos interessantes.

Abraço,

Pedro Cunha

Pearl John disse...

Não tens que agradecer Pedro, nós é que temos.
Nesta liga são benvindos pilotos com camaradagem e pilotos bons condutores.
Tu reunes as 2 características ;)

Muitos duelos se prevêm em 2012... :)

Abraço,
J. Pérola