29 agosto 2011

Racing Dakart SANXENXO no calendário da LPT em 2012

Ainda estamos a cerca de 4 meses do arranque da 3ª edição da nossa liga mas, como é do vosso conhecimento, o planeamento da próxima época começou já aquando a reunião no Cabo do Mundo.
Entre calendário de provas, novos pilotos a recrutar, regulamento a alinhavar, criação do sistema de penalizações, participação em prova de resistência de 24 horas, entre outros, tudo está a ser pensado ao pormenor.
Mas este post visa expor uma ideia que, a ser considerada, irá distinguir mais uma vez a LPT das suas cogéneres.
Contextualizando, este Verão visitei o Racing Dakart Sanxenxo. Aproveitando a presença por motivo de férias e aliciado pela publicidade nas ruas quanto à nova frota e remodelação do traçado, lá me dispus a pagara 16€ para usufruir de 7 minutos! (Férias são férias!) :)
Desde logo reparei que as instalações foram melhoradas e a afluência de público aumentou desde 2007, última vez que lá tinha estado. Para perceberem, fui o 1.º a entrar para o kart e passados alguns minutos cheguei a pensar que ia correr sozinho. Quando olhei para trás tinha 14 karts ocupados.
Os karts são os Sodi muito parecidos com a frota do IKF e estão em excelente estado. 
A alteração da pista foi feita na recta da meta que passou a ser exclusiva do arranque. A partir daí não se passa mais na grelha de partida mas sim ao lado em curva (zona em "S"). O circuito é sinuoso, uma espécie de indoor ao ar livre em algumas zonas, mas também tem zonas rápidas com subidas e descidas bem como uma pequena ponte que o torna singular.
Sanxenxo situa-se na província de Pontevedra (Galiza) e dista cerca de 200 kms do Porto, sensivelmente 2 horas de percurso.
A 1ª coisa que me veio à cabeça foi: "Que giro seria fazer aqui uma prova da LPT...mas é longe. Viriam meia dúzia de malucos como eu!" :) 
Então comecei a fazer contas e a pensar que um passeio-convívio LPT talvez "movimentasse as massas" pois seria além competição. (se calhar desmobiliza!...) :) 
A tipologia das corridas neste complexo é de 7´por manga, ou seja, 3 mangas de 7´e 2 voltas de reconhecimento da pista ficam por 50€. Em contas redondas equivale a 23 minutos de prova, perto do que costumamos fazer. Obviamente, este modelo seria a ajustar com a gerência aos nossos moldes habituais. 
A proposta seria que esta se constituísse como a 5ª ronda (de um total de 10) do campeonato a realizar no dia 26 Maio 2012, sábado (ou domingo 27).

Programa:
- 11h: saída do Porto (todos juntos com vista a reduzir o nº de carros e consequente despesa)
- 13h: chegada a Sanxenxo - Almoço em grupo
- 15h30m: chegada ao Racing Dakart e briefing
- 16h: início da prova
- 18h: partida de regresso 
- 20h: chegada ao Porto.

Ciente dos gastos não ao alcance de todos que esta ronda acarreta, nesta 1ª experiência a prova poderia não contar para o campeonato e conforme a adesão reformular-se-ia na edição seguinte. Por outro lado, temo que a não contabilização para o campeonato acabe por desmobilizar a participação de pilotos...
São necessários no mínimo 10 kartistas para o aluguer nas condições de corrida mencionadas anteriormente.

Esta é a via para a internacionalização da LPT :)
Em 2013 fala-se numa deslocação ao Algarve (Portimão, Almancil ou Olhão) por via de vôo low-cost... (medo!) :)

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: