21 julho 2011

P. Sousa e P. Soares dividem vitórias nas corridas e liderança no campeonato

Grelha de partida - Manga 1

A ronda 8 desta edição reforçou o equilíbrio desta liga e promete emoção até à derradeira prova em Baltar onde parece ser onde tudo se vai decidir, nomeadamente, no que diz respeito ao campeão. 
Se a competição individual terminasse neste momento P. Sousa sagrar-se-ia campeão com os mesmos pontos que P. Soares mas com mais uma vitória que este (1.º critério de desempate).
T. Sousa levou a melhor sobre J. Pérola e ascendeu à 4ª posição por troca com este, tendo somado os mesmos pontos que o outro TS Speedster, Tiago S., que assim solidificou a 3ª posição no campeonato. Já o campeão em título, C. Gomes, perdeu terreno para os da frente mas parece não ter em perigo o 6.º lugar que fecha o acesso à TIT.
Interessante também está a luta pelo 7.º lugar entre P. Barandela, P. Lamas e Edgar M. distanciados (por esta ordem) por meros 6 pontos. 

Por equipas, tudo decidido na frente. Com as ausências de Edgar M. e Nuno S. a dupla BARandela/GOMes cimentou o 3.º lugar agora com 20 pontos de vantagem sobre os 4.ºs - EDGar/LAMas, perfeitamente anuláveis.  

Ao nível do Troféu Convidados, N. Ribeiro voltou a mostrar que roda já a um nível muito semelhante dos homens da frente e voltou a ser 1.º classificado em ambas as mangas desta classe tornando-se líder destacado. Segue-lhe A. Alves com menos 33 pontos e Telmo R. ascendeu ao 3.º posto a um 3.º lugar (16 pontos) do 2.º.

Recuando ao domingo de prova, o pelotão não está a crescer, bem pelo contrário.
Foram apenas 9 os pilotos fixos que se apresentaram e 6 os convidados com 2 estreias: Paulo Monteiro e Pedro Cunha.

Na sessão de treinos, tal como ano passado, contamos com a generosidade da organização do Kartódromo de Fafe que se "esqueceram" do cronómetro tendo os pilotos rodado 8 voltas completas. 
Foi precisamente à oitava volta que P. Sousa obteve a sua 1ª Pole-Position desde que corre na LPT. 56.772 foi a marca depois de já ter rodado 2 voltas em 56.8 que lhe dariam o 1.º lugar da grelha em todo o caso. 
Ao seu lado saiu J. Pérola o único a rodar no mesmo segundo com 56.992
Na 2ª fila da grelha uma surpresa (ou não) no 3.º posto para o estreante P. Cunha com um registo de 57.153. Seguiram-se os "TS" e A. Alves todos em 57.2... 
A 4ª fila foi preenchida por C. Gomes (7.º) e P. Soares (8.º) detentor de todas as Pole's até então.

Sinal vermelho apagado e largada para as 11 voltas da Manga 1
A 1ª curva fechada é sempre sujeita a toques no meio do grupo onde todos desejam colocar-se em vantagem.
P. Sousa assumiu a liderança de início ao fim e registou a VMR. Seguido por J. Pérola, este depressa percebeu que não tinha ritmo para o acompanhar e que teria que se preocupar sim com o perseguidor T. Sousa. O estreante P. Cunha que prometia depois do 3.º lugar na grelha depressa foi absorvido pelo pelotão e no final da 1ª volta era já 11.º classificado. Com isto, T. Sousa colou-se na traseira de J. Pérola e só a largou a 2 voltas do fim quando finalmente teve arte e engenho para ultrapassar o Vice-campeão. 
O que T. Sousa fez durante 9 voltas é um exemplo de lealdade para todos os pilotos desta liga. Os toques que deu na traseira foram sempre em situação de recta e subtis e em nenhuma situação provocaram o desequilíbrio do seu colega que o precedia. 
A uma volta do fim foi J. Pérola que numa tentativa de ultrapassagem no gancho à esquerda em descida embateu na lateral de T. Sousa, felizmente sem despiste para este. Com esta tentativa exagerada, J. Pérola fez peão e viu-se ultrapassado por Tiago S. que arrecadou assim já sem contar o último lugar do pódio.
De facto, Tiago S. nem sequer esteve sempre na 4ª posição. Nas 2 primeiras voltas rodou atrás de P. Soares e C. Gomes e à 3ª volta trocou de posição com o campeão e subiu a 5.º. P. Soares subiu 4 posições logo na 1ª volta mas sucumbiu à 7ªvolta perdendo 2 posições para Tiago S. e C. Gomes. Na volta seguinte viria a perder mais uma posição para N. Ribeiro terminando assim na 7ª posição.
N. Ribeiro foi juntamente com o estreante P. Monteiro o piloto que mais posições subiu, tendo largado de 10.º e terminado num bom 6.º lugar. Já P. Monteiro que havia largado da penúltima posição terminou fechando o top 10. 
Com uma corrida regular, Francisco S. começa a demonstrar que a cauda do pelotão já não é lugar cativo e com o 8.º lugar obteve a Pole-Position para a Manga 2. 
Na 2ª metade do grupo registou-se muito equilíbrio e os mais azarados da corrida foram mesmo P. Cunha e A. Alves que perderam 8 e 7 posições, respectivamente.

A grelha para a Manga 2 ficou com Francisco S. e P. Soares na 1ª fila e N. Ribeiro e C. Gomes na 2ª fila beneficiando da inversão das 8 primeiras posições. Ficava a expectativa para verificar como os mais rápidos da 1ª manga, J. Pérola, Tiago S., T. Sousa e sobretudo o mais rápido, P. Sousa, iriam atacar esta frente de luxo.  
No final da 1ª curva P. Soares era já 1.º e aí permaneceu as 11 voltas. N. Ribeiro só à 2ª volta conseguiu ultrapassar Francisco S. e nunca mais conseguiu anular a diferença de cerca de 3' para o líder.
Surpreendente foi a rápida ascensão de P. Monteiro. Saído de 10.º à 2ª volta era 3.º classificado! Veloz mas inconstante este jovem piloto foi-se envolvendo em vários toques com vários pilotos. 1.º com Tiago S. que lá conseguiria chegar ao 3.º lugar e no fim com J. Pérola que o acusou de condução anti-desportiva no final da corrida. Em sua defesa P. Monteiro disse: "Fiz a minha corrida"!
Com isto, T. Sousa foi 4.º ficando desta feita atrás do seu companheiro  de equipa seguido de A. Alves na 5ª posição que fez uma corrida muito boa tendo subido 8 posições. 
P. Sousa sagrou-se 6.º e também sentiu a competitividade do meio do pelotão pois chegou a rodar em 11.º lugar. J. Pérola foi o único que não conseguiu levar a melhor sobre o "rookie" (7.º) e quedou-se pelo 8.º posto. 
P. Cunha saído de penúltimo apresentou-se a bom nível nesta manga e subindo 5 posições terminou em 9.º lugar. 
Na volta 9 ocorreu um momento sempre divertido de ver do lado de fora (ver vídeo) que foi 3 karts a fazerem peão em simultâneo! 
Dá a sensação que Francisco S. ao perceber que P. Cunha se apresenta por dentro tenta fechar um pouco a trajectória e toca no adversário entrando em despiste. Logo atrás P. Barandela e Telmo R. que seguiam muito próximos reagem instintivamente com o pé esquerdo e seguem o exemplo de Francisco S..
Com apenas 2 voltas para o fim, P. Lamas foi o grande beneficiado ascendendo ao 10.º lugar ele que rodou várias voltas em último vítima de toque também. 
Telmo R. teve a sorte de ficar virado para o lado correcto e  conseguiu manter o 11.º posto. 
E. Ribeiro saíndo de último nunca mais esteve nesta posição e terminou em 13.º e P. Barandela acabou por ser o mais azarado terminando na última posição quando seguia em 11.º pressionado por Telmo R.
C. Gomes teve uma corrida para esquecer tendo perdido 10 posições, terminando na penúltima posição e queixando-se de vários toques excessivos.
P. Sousa que chegou a rodar em 11.º durante 3 voltas foi novamente o mais rápido em pista e arrecadou os 3 pontos do prémio VMR.

Deste modo, a classificação total do domingo de prova ficou assim definida no que concerne ao campeonato individual:

1.º P. Sousa 43 pontos
2.ºs Tiago S. 36
´´  T. Sousa 36
4.º P. Soares 35
5.º J. Pérola 24
6.º C. Gomes 19
7.º Francisco S. 18
8.º P. Lamas 17
9.º P. Barandela 15 


Na partida para férias deixo para reflexão de todos a introdução de um sistema de penalizações através da utilização de fiscais de pista.
Como é do conhecimento comum, eu nunca fui a favor dessa introdução. Chamem-me "ingénuo"  mas não vai de encontro ao que está na génese desta liga amadora de karting que sempre privilegiou o convívio à competitividade. Continuo a preferir a ideia de ser prejudicado do que prejudicar...a tal "liga de cavalheiros" que um dia envoquei :)
Acredito também que é a prática que permite reduzir erros e que à medida que vamos somando provas nos braços aumenta a nossa responsabilidade nesse sentido.
Na minha modesta e sincera opinião, acho que isso começa a sentir-se nos pilotos que têm maior número de provas acumuladas.
Porém, têm-me chegado no final de todas as provas queixas de pilotos que se sentem prejudicados com "toques desmedidos" e já mais que um sugeriu a implementação do sistema de fiscais de prova, logo cabe-me a mim fazer chegar a todos vós esta mensagem.
A eventual forma de aplicação desta medida terá que ser pensada e discutida futuramente entre todos.
Até final do ano há muito tempo. Agora é tempo de descanso.

Boa férias!
JP

Sem comentários: