Na tarde do último domingo verificou-se, para além da ausência confirmada de Gomes, a não comparência dos pilotos Júnior e Maurício S..
Desta forma, com 15 pilotos ficou garantida a atribuição de pontos a todos os participantes.
O sorteio para as 2 mangas de apuramento ditou a seguinte divisão:
- Grupo 1: Soares, Cepsa, Cabral, Edgar M., T. Sousa, Lamas, Francisco S. e André R.;
- Grupo 2: Nuno S., Pérola, Barandela, P. Sousa, Duarte P., Nunes e Tiago S..
Corrida 1
Na 1ª sessão de treinos, Soares foi o mais rápido de forma categórica conseguindo ser quase meio segundo mais veloz que o 2.º Lamas - 29.531 e 29.969, respectivamente. Francisco S. 3.º e Edgar M. 4.º foram os pilotos que preencheram a 2ª fila da grelha. O até então 2º classificado da Liga, T. Sousa, fez apenas a 6ª VMR.
No arranque para a corrida cedo Soares ganhou vantagem sobre os demais adversários. Atrás, à excepção de Cabral que se ia afastando lentamente do grupo da frente, 6 pilotos seguiam em acessas disputas pelo 2.º lugar, mas foi Francisco S. que o manteve logo desde a 1ª volta. Após os inevitáveis toques, Lamas que seguia em 3.º caiu para 7.º e depois de Edgar M. e T. Sousa terem passado momentâneamente por essa posição, foi André R. que depois de sair de 4.º e ter caído para 6.º foi recuperando até alcançar e ultrapassar Francisco S. e obter o 2.º lugar. Cepsa que chegou a ser 4.º trocou foi ultrapassado por T. Sousa e Lamas ainda chegou a 6.º lugar tendo ultrapassado Edgar M..
Esta manga tranquila para Soares permitiu que este trabalhasse para os 3 pontos da VMR que conseguiu ao fazer 29.062.
Corrida 2
Na 2ª sessão de treinos assistiu-se a um maior equilíbrio geral nos tempos de volta.
P. Sousa foi o mais rápido com 29.625 mas não foi suficiente para bater a Pole de Soares - 29.531, arrecadando mais 2 pontos.
Pérola foi o 2.º mais rápido a pouco mais de 1 décimo que P. Sousa registando 29.781 e, Barandela 3.º também rodou no segundo 29. Tiago S. foi o 4.º mais rápido seguindo-se Nuno S., Duarte P. e Nunes.
A corrida propriamente dita não teve grande história. Os lugares de partida mantiveram-se até final no que diz respeito aos 3 primeiros tendo P. Sousa, Pérola e Barandela rodado em médias muito próximas. O 4.º lugar foi conseguido por Nuno S. com uma ultrapassagem logo à 2ª volta a Tiago S. que ainda que com uma média ligeiramente superior à de Nuno S. não conseguiu recuperar o lugar. Na luta pela fuga ao 7.º e último lugar Nunes superiorizou-se ao estreante Duarte P.
Final 1
Para a final dos 7 piores classificados das mangas de apuramento, a grelha foi a seguinte:
- 1.º Cepsa, 2.º Tiago S., 3.º Lamas, 4.º Nunes, 5.º Edgar M., 6.º Duarte P., e 7.º Cabral.
Na 1ª volta tudo se manteve e à 2ª volta deu-se a 1ª ultrapassagem: Lamas subiu ao 2.º lugar em troca com Tiago S.. para na 4ª volta fazer o mesmo a Cepsa e assumir a liderança que não mais largou até final. Tiago S. à 5ª volta também superou Cepsa e terminou a final na 2ª posição. Cepsa ainda desceu mais uma posição tendo terminado em 4.º após ceder a 4ª posição a Edgar M.. Na cauda assistiu-se a uma disputa entusiasta entre Cabral, Nunes e Duarte P. O estreante em Matosinhos, Duarte P., aguentou-se em 5.º até mais de metade da corrida seguindo sempre pressionado por Nunes, até que Cabral atacou e chegou ao antepenúltimo posto atirando Duarte P. para 6.º e Nunes para 7.º.
Final 2
A final dos 4 primeiros classificados das mangas de apuramento foi alinhada desta forma:
- 1.º Soares, 2.º P. Sousa, 3.º Pérola, 4.º André R., 5.º Barandela, 6.º Francisco S., 7.º Nuno S. e, 8.º T. Sousa.
Na 1ª volta da grande final assistiu-se a um encurtar de distâncias entre os pilotos. Na 2ª volta André R. tenta uma ultrapassagem a Pérola na entrada para a recta da meta (mal calculada) apanhando o kart deste a meio originando um impacto forte. Com isto, Barandela subiu de 5.º para 3.º e André R. desceu para 7.º. À 5ª volta Pérola ultrapassou Barandela e recuperando o 3.º lugar. Nessa mesma volta André R. recuperou as posições a Nuno S. e Francisco S. enquanto T. Sousa mantinha-se na cauda. À 8ª volta P. Sousa que nunca descolou de Soares meteu por dentro no final da recta não conseguindo evitar um toque em Soares que acabou projectado na protecção contrária e viu Pérola aproximar-se. Uma volta depois Nuno S. ultrapassou Francisco S. e subiu ao 6.º lugar que manteve até final da corrida. Durante cerca de 3/4 voltas, Pérola colou-se a Soares e seguia mais rápido que este tendo para isso fazendo-se sentir com toques subtis na sua traseira. Soares seguia adoptando trajectórias defensivas colocando o seu kart no zona central das zonas de ultrapassagem de forma a que Pérola não conseguisse entrar. Na 13ª volta Pérola decidiu surpreender atacando no gancho do fundo do circuito onde Soares não estava à espera. Quando Soares tentou fazer a curva Pérola já lá tinha o seu kart chegando ao 2.º lugar. A esta ultrapassagem assistiu-se logo no gancho seguinte que antecede a entrada da recta a um impacto forte de Soares no kart de Pérola ao qual este retorquiu na curva seguinte. Com a sucessão de toques beneficiou Barandela que subiu a 2.º onde se manteve apenas durante uma volta tendo Pérola recuperado essa posição. André R. culminou a sua recuperação tendo ultrapassado Barandela e Soares terminando no último lugar do pódio. Entretanto a 5 voltas do fim T. Sousa conseguiu ultrapassar Francisco S. e arrecadar o 7.º lugar atirando este para 8.º. Nas últimas voltas Barandela pressionou o 4.º lugar de Soares no entanto sem sucesso.
À 3ª foi de vez.
O pódio P. Sousa, T. Sousa e Soares repetido nas 2 primeiras provas desta edição foi destronado por Pérola e André R., continuando P. Sousa como invencível nesta 2ª edição e a cimentar distância no topo da tabela.
Soares subiu de 3.º para 2.º na Liga trocando com T. Sousa que no KCM foi 7.º. Pérola subiu duas posições de 6.º para 4.º atirando Tiago S. para o 5.º posto da geral individual após o 10.º lugar no KCM. Barandela também subiu duas posições sendo agora 6.º somando os mesmos pontos que Cepsa que com este 12º lugar deixou o Top 5. Subida impressionante foi a de André R. que juntamente com Nuno S. e Francisco S. encontram-se agora no Top 10 desta edição tendo saído deste Top os ausentes em Matosinhos (Maurício S., Gomes e Júnior).
Por equipas, 3ª vitória consecutiva para a Peter's Power desta feita somando 43 pontos. A Vertigo Karting foi a 2º classificada tendo Pérola e Nuno S. totalizado 30 pontos obtendo o seu melhor resultado até à data. AND/DUA a equipa de André R. e Duarte P. obtiveram 18 pontos e foram os 3.ºs classificados.
Segue-se Ovar.
Saudações kartistas,
JP
6 comentários:
Caríssimos:
Percebo a ideia do nosso amigo Pérola em tentar suavizar o que se passou em Matosinhos, tentando que se mantenha o bom ambiente nesta liga.
Contudo, só quem não esteve presente poderá corroborar a versão explanada neste comentário.
É verdade que o Pérola esteve atrás de mim, três ou quatro voltas e nessas voltas estava constantemente a bater por trás, de forma gratuita e provocatória, porquanto em nenhuma das vezes tentou sequer a ultrapassagem.
Ao fim de tanta pancada, admito que errei, pois fiz-lhe sinal para ele passar por cima.
O nosso amigo Pérola, provocado com este gesto da minha parte, perdeu a cabeça e logo na curva seguinte pura e simplesmente mandou-me uma pancada propositada no sentido de me atirar para fora.
Ao que eu respondi, também de cabeça perdida, tentando dar-lhe uma pancada, com o único objectivo de o tirar da corrida como ele o havia feito a mim.
Não contente com isto, no fim da corrida em conversa com o mesmo ainda lhe disse que desta vez tinha falhado, mas que não ia falhar sempre e ia “virá-lo “ numa das próximas corridas.
Isto e só isto, sem hipocrisias e meias verdades, foi o que aconteceu em Matosinhos.
Contudo, bem mais calmo agora, retiro a "ameaça" que fiz e penitencio-me pelas palavras proferidas a quente e irreflectidas.
Evidentemente que não desisti de me “vingar” da pancada que o Pérola me deu:
mas a “vingança” NÃO vai ser “à paulada”
A "vingança" vai ser aumentar a vantagem de 18 pontos que já tenho a nível individual;
e aumentar a vantagem de 80 pontos que tenho a nível de equipas
Até OVAR
Abraço a todos
PEDRO SOARES
Caro Soares e restantes pilotos,
Claro está q já esperava a tua versão (aliás q não escondeste no final da prova quando conversamos).
Vou agora expor a minha versão, porque o que coloquei no blogue foi o relato do que se passou e toda a gente viu.
De facto nunca tentei a ultrapassagem porque nunca deste espaço para isso. Agora chamares à minha ultrapassagem uma reacção ao teu acto provocatório é menosprezar as minhas capacidades de condução, mas são posturas.
Agora, dizer que "pura e simplesmente mandou-me uma pancada propositada no sentido de me atirar para fora" é distorcer completamente os factos. Ainda pensei que alguns dias passados te iriam resfriar a análise mas enganei-me. O q eu fiz foi ultrapassar num zona quase proibida jogando com o factor surpresa e tu quando te apercebeste tentaste fechar a porta mas o meu kart lá estava. Atirar-te para fora seria ter-me mantido colado na tua traseira (como ia) e ter travado mais tarde. Acredita, nem pancada terias sentido mas sim um empurrão.
O q descreves a seguir parece-me fiel ao q se passou e à tua pancada deliberada e vingativa respondi com a mesma moeda, facto do qual não me arrependo.
Não deixo de constatar que estás a lutar para chegar ao fim do campeonato à minha frente e não para o 1.º lugar, o que muito me lisonjeia.
E sinceramente tendo em conta as sessões de "treinos livres" em que te empenhas antes das provas, 18 pontos não me parecem tanto assim...mas a minha luta não és tu.
Finalizo com a "definição" do q é a Liga Pistão: "Liga amadora de karting de lazer".
Abraço,
Pérola
É pena vocês não se pegarem todos a pancada na prova de Ovar, para ver se se me deixam o caminho livre para ganhar pelo menos uma prova !!!
Quero também deixar umas palavras de agradecimento ao Carlos , Maurício e ao Júnior pela ausência na prova de Matosinhos ,sempre foram três lugares que subi !!!
Abraços.
Barandela
Caro Pérola:
Esta é a minha última intervenção no blogge, independentemente do que nele seja dito.
Na minha opinião, este espaço devia ser um forum de discussão, em que todo o grupo devia participar, em que as pessoas deviam relatar as "queixas" que têm nas diversas corridas, de
forma a que com mais calma, sem ser no calor da luta,
todos pudessemos ponderar e reconhecer os erros e os excessos que cometemos de forma a que a Liga pistão fosse cada vez melhor e o grupo cada vez mais unido
Contudo, o bloggue é teu e respeito que nele possas escrever o que te apetecer.
A razão de não participar mais no bloggue prende-se apenas com o facto, de não concordar que se ande a bater dentro de pista (onde aí sim devia imperar o fair play e onde as pessoas deviam treinar e apurar a técnica, de forma a que tivessem a habilidade de ultrapassar sem bater)e depois se venha para o bloggue com um discurso completamente antagónico ao comportamento que se tem dentro de pista.
No fundo parece que estamos a lutar pelo mesmo, embora tenhamos escolhido meios diferentes
Tu lutas intransigentemente pelo fair play no bloggue
Eu faço-o na pista
Comigo não vais ter problemas:
enquanto eu tiver habilidade e carro para ultrapassar, vou fazê-lo, como fiz ao barandela e ao cabral em Matosinhos, como fiz a ti na Póvoa
quando não tiver, fico atrás
Despeço-me apenas solicitando que leias novamente e com calma o meu comentário anterior e verifiques que apenas me limitei a dizer o que se passou e a transmitir que por mim estava tudo sanado
NOTA: aumentar a distância para ti é uma consequência natural de quem vai lutar pelo primeiro lugar
Abraço a todos
PEDRO SOARES
Boas,
Faço votos para que este triste episódio fique sanado o mais rápido possivel e que estes meus dois amigos cheguem rapidamente a um consenso.Antes de sermos PILOTOS AMADORES somos AMIGOS (pelo menos para mim) e partilhamos todos a mesma paixão pelos Karts. Confesso que por vezes também perco a cabeço dentro de pista e por vezes arriscamos mais e as coisas não correm da melhor maneira..
Amigos vamos la esquecer esta cena.
Quanto ao Barandela quando vi os quadros com a classificação é que reparei...lol. fizeste uma corrida excelente mas também tiveste um pato dos diabos com as ausencias..ehehe. Ja estas colado comigo..vai ser fixe:-)
Abraço a todos
Cepsa
Boas malta estou a ver que está toda a gente a quente já.
Respirem fundo... o campeonato ainda esta no inicio e no fim é que se confirmam os campeões (todos lutamos por esse lugar)...
abraço....
Junior.
Enviar um comentário