26 julho 2010

Reportagem Liga Pistão @ Fafe, 25 Julho 2010

Foi debaixo de mais de 30º de temperatura que ontém em Cepães-Fafe os Pistonianos se fizeram ao asfalto para a 9ª jornada da I edição desta Liga amadora.

O rookie André R. foi o 1.º a dar nas vistas ao obter a Pole-position quando à 7ª volta rodou em 57.487.

Abrindo um parenteses, alguém da organização do kartódromo se distraiu porque 8 voltas é mais do que 5 minutos de treinos. Agradecidos ficamos nós!

C. Gomes foi o 2º mais rápido com 57.603 fazendo companhia a André R. na 1ª fila da grelha. A 2ª fila da grelha foi composta por P. Soares (57.609) no 3.º posto e Júnior (57.648) no 4.º lugar.

Lamentavelmente, continuamos a encontrar frotas com karts desnivelados entre si e desta fez "a fava" calhou a T. Sousa que só conseguiu fazer 2 voltas lançadas nos treinos cronometrados, ainda assim suficientes para obter um 7.º lugar na grelha.

Relativamente à corrida, na 1ª curva C. Gomes travou demasiado forte e o seu kart ficou atravessado de forma a que Júnior teve que guinar para não embater violentamente no seu colega e Pérola que seguia-o de perto também ficou preso no seu kart. Lamas também não conseguiu evitar um toque. Com isto, André R., C. Gomes e P. Soares conseguem ganhar alguma distância nas 1ªs voltas. No entanto, depressa Júnior iniciou a sua recuperação até à liderança. Na frente seguia André R. em 1.º lugar, com C. Gomes a pressionar e P. Soares um pouco mais atrás. Júnior em 4.º destacava-se de Pérola (5.º) e aproximava-se de P. Soares, 3.º classificado.
T. Sousa voltava a ter problemas e à 6ª volta o seu kart silenciou-se! A organização fez a troca de karts mas tal não viria a ser solução. Era mesmo um "dia não" para o irmão Sousa mais velho.O seu irmão - P. Sousa - depois de ter largado de 5.º seguia em 7.º lugar.

Mais atrás, o final da recta era uma armadilha constante e muitos pilotos, mais que uma vez, entraram em despiste na mesma.

Cepsa fazia uma corrida de trás para a frente. Com um kart claramente em baixa partiu do 14.º e último lugar, mas aproveitava os erros dos adversários e com a sua condução regular subia posições e já estava no top 10.
Maurício S. e Cabral eram dos mais acertados na condução e faziam as suas provas à margem das confusões. Por conseguinte, a consistência dá frutos e ambos pontuaram. Maurício S. foi 6.º e Cabral 9.º da geral.
Em animada disputa seguiam Lamas, Barandela e Nunes. Deste trio foi Barandela que levou a melhor e conseguiu o último lugar com acesso a pontos - o 10.º.

Fica uma palavra para Francisco S. que reclamou para si o 10.º lugar. De facto, o sistema de cronometragem atribuiu-lhe o 13.º lugar, mas também é verdade que a sua 8ª volta regista um tempo de 2:03.482, o que tudo indica que ocorreu um erro pois não houve avaria nem paragem que tenha justificado essa marca. Contudo, em conversa com os pilotos que supostamente foram ultrapassados por ele, nenhum confirmou essa ultrapassagem, o que se compreende devido a toda a variedade de situações que ocorrem em pista muitas vezes não nos apercebemos de tudo o que se passa em volta. Deste modo, e sem factos para fazer alterações aos documentos do kartódromo, a organização decidiu mantê-los tal e qual como foram apresentados.

Quanto a voltas rápidas, foram os 2 pilotos abaixo dos 70 kilos os únicos a rodar no segundo 56'. Júnior ficou com os 3 pontos afectos a este prémio VMR por ter feito 56.898 e André R. ficou muito perto de fazer a dobradinha Pole-position+VMR ao fazer 56.918 em corrida. C. Gomes registou a 3ª Volta Mais Rápida de corrida com 57.125 (pesa 73 quilos).

No que diz respeito à regularidade que não dá pontos mas gosto sempre de salientar, mais uma vez Pérola revelou-se o mais homogéneo nos seus tempos de volta já que entre a sua VMR e a Média distaram apenas 0.372. Neste tópico, Francisco S. e Maurício S. foram também muito consistentes com uma diferença VMR-Média de 0.544 e 0.547, respectivamente.

Finda mais uma jornada, temos um novo líder na classificação geral.
Júnior e Pérola trocam de posições e o "peso-pluma" passa a ser 1.º classificado com 76 pontos passando o fundador desta Liga a ser 3.º com menos 6 pontos. C. Gomes mantém o seu 2.º lugar agora com 71 pontos.
Os irmãos Sousa mantêm os 4.º e 5.º lugares mas agora Pedro dista apenas a 1 ponto de Tiago.
A maior subida pertence a P. Soares que de 10.º ascende a 6.º e Maurício S. também sobe 2 lugares de 9.º para 7.º.
Cepsa mantém o 8.º lugar da geral, curiosamente a mesma posição que obteve nesta prova.
As maiores descidas são as de Lamas e Barandela, ambos recuando 3 posições. Lamas passa a ser 9.º e Barandela 10.º, lugar esse que obteve nesta jornada.
André R. que é piloto convidado e ainda só fez 2 provas é já 11.º classificado.
Uma saudação ao amigo Cabral que regressou aos pontos.

A Liga Pistão vai agora de férias e regressa daqui a 7 semanas, dia 12 Setembro, para uma deslocação inédita a Viana do Castelo, naquela que será a 10ª e penúltima prova desta edição 2009/10.

A todos o meu desejo de BOAS FÉRIAS!

1 comentário:

Unknown disse...

Este "repórter" é esforçado :) Não vê a prova de fora mas de dentro por isso não dá para fazer melhor ;)