22 junho 2010

Foi assim em Braga... (1.º parágrafo, homenagem a Saramago)

Hora: perto das 18 horas. Sol...prova de motociclismo, sistema de cronometragem demorado...16 inscritos, Júnior a recolher as notas, briefing com sotaque...e partem 16 "cortadores-de-relva" para os 5 minutos de treinos cronometrados.
Eu que me deixei ficar para trás na ideia de guardar alguma distância para poder usar as melhores trajectórias evitando ultrapassagens, digo-vos: Foi fantástico ver 15 karts todos misturados ao longo daquela recta! Parecia uma competição profissional :)
5 minutos é pouco para perceber bem que andamento estamos a ter e qual a condição do nosso kart. Mas assim que se forma a grelha começamos a ter uma ideia...
Mais uma vez, T. Sousa superiorizou-se nesse capítulo ao registar logo na 4ª volta o tempo de 1:12.299 arrebatando dessa forma os seus primeiros 2 pontos do dia. Lamas foi o único que também conseguiu rodar em 1:12 e Pedro Sousa seguiu-se com o 3.º posto da grelha com 1:13.058.
Na largada para a corrida, Barandela e Júnior deram cartas no arranque e foram os primeiros a abordar a 1ª curva do circuito, tendo Barandela levado a melhor mas por muito pouco tempo pois logo na 2ª curva após o "S" abriu um pouco a trajectória e Júnior consegue entrar por dentro, não evitando um ligeiro toque, suficiente para T. Sousa e Lamas aproveitarem e relegar Barandela para a 4ª posição. Até ao final da prova, apesar de algumas trocas de posição entre T. Sousa e Lamas, estas 4 primeiras posições mantiveram-se.
Mais atrás, quando Gomes recuperava de uma partida menos conseguida, eis que se vê obrigado a parar devido a problemas no seu kart, tendo perdido umas irrecuperáveis 4 voltas.
P. Sousa e Cepsa disputavam intensamente o 5.º lugar ao passo que A. Ribeiro levava a cabo uma corrida de trás para a frente, visto ter saído da 16ª e última posição (problemas mecânicos durante os treinos) e só parou no 7.º lugar.
Tiago S. por sua vez rodou várias voltas no 8.º lugar (ou melhor, 7.º porque A. Ribeiro ainda vinha em recuperação), seguido de perto por Pérola que fazia "figuras" em recta para tentar que o seu kart ganhasse velocidade...em vão. Estes eram claramente 2 karts em sub-rendimento e não tardaram a ser ultrapassados com relativa facilidade por A. Ribeiro, Edgar, Soares e Francisco S. (este último não chegou a ultrapassar Tiago S.).
Animada foi a disputa pelo 13.º lugar entre Cabral e o estreante D. Pinheiro que demonstra a competitividade dos pilotos desta Liga.
Nunes mostrou que muito em breve terminará as provas na mesma volta dos restantes pilotos e que não é por isso que deixa de comparecer e divertir-se como todos nós ;)

Contas feitas, Júnior aliou a Volta Mais Rápida da corrida com a vitória somando preciosos 28 pontos que lhe permitiu dar um salto de 10.º para 3.º da geral, agora a apenas 12 pontos da liderança. T. Sousa terminou em 2.º a 3.564 e graças à Pole-Position arrecadou 20 pontos, subindo para 4.º da geral. Lamas foi 3.º a escassos 0.146 de T. Sousa e na geral passou a ser 6.º classificado.
A VMR, como já foi referido, foi obtida por Júnior com 1:11.516. Marca quase idêntica conseguiu o seu convidado A. Ribeiro com 1:11.570, e muito rápida foi também a volta em 1:11.737 de T. Sousa.
É sabido no mundo do Karting que as melhores prestações conseguem-se através do manter de um ritmo certo do que propriamente por voltas super rápidas (porque isoladas e não constantes). Essa questão da regularidade é passível de ser quantificada se se fizer a diferença entre a média do total das voltas com a Volta Mais Rápida de cada piloto ( Méd - VMR). Nesse ponto, Pérola revelou-se o mais consistente com uma diferença que se regista abaixo de 1/2 segundo (0.455). Lamas e Barandela ambos com 0.537 e P. Sousa com 0.538 de diferença, foram seguidamente os mais regulares.
Terminada mais uma jornada, foram os 3 primeiros da geral que mais perderam por não terem pontuado. Apesar de materem o 1.º e 2.º lugar, Pérola e Gomes viram os seus adversários encurtarem a distância. Maurício S. foi quem obteve a maior queda devido à sua não participação, caíndo de 3.º para 9.º da geral, cedendo essa posição a Júnior que por sua vez registou a maior subida.
Assim, o Top 10 começa a destacar-se dos demais e as trocas constantes de posição entre si vão sendo habituais prova após prova. São meros 32 pontos que distam do 1.º para o 10.º classificado.
As últimas 3 provas prometem agitar as hostes...

Bem hajam

6 comentários:

Unknown disse...

já estou pronto para a próxima !!!!!

Abraços
Barandela

Anónimo disse...

Boas amigos,

Aproveito este momento para expressar a minha opinião relativamente à Prova de Domingo. Fiquei muito decepcionado pelo andamento irregular dos Karts, principalmente os Karts dos amigos T. Sousa e Pérola, que na minha opinião e não querendo ferir aqui ninguém, são dos pilotos para andarem a disputar posições para subirem ao Pódio e não ao contrário.Penso que criei demasiadas espectativas relativamente ao kartodromo Internacional de Braga e a meu ver, não se justificou em nada dar 35 aérios para andar naqueles charutos..sobre esse assunto terei oportunidade de falar com o Sr. Eng. Barbosa, Director da pista e expressar o meu desagrado.
Quero deixar aqui novamente o meu pedido de desculpas ao P. Sousa pelo meu acto menos correcto que tive para com ele durante a prova. Não quero arranjar desculpas para o que aconteceu porque até nem sou desses mas também tenho levado a minha quota parte de "pancada" nas corridas, uma delas que até fiquei virado ao contrário no Indoor da Póvoa estanto a lutar pelo Pódio e salvo erro fiquei em antepenúltimo.isto aconteceu e ninguém veio falar comigo no final da corrida..
P. Sousa espero que fique tudo sanado entre nós.
Em relação aos pilotos convidados, espero que tenham gostado e dizer que o convidado do Junior é um "menino" com 20 aninhos, que se não estou em erro, é a 4.ª vez que anda de Kart, e que fez uma corrida fantástica, chegando a sétimo classificado, partindo de último e chegou a andar em quinto..:-) ehehe.cuidado com ele nas proximas provas..eheheh
Vamos ver se para o ano já andamos lá nos bichos 390cc a 4 tempos porque aquela merd...de Karts não dignificam em nada, aquele que é considerado o melhor Kartodromo de Portugal...

Abraço a todos,

Cepsa

Anónimo disse...

Boas pessoal.
Quero começar o meu comentario agradecendo ao Joao por todo o trabalho k tem feito neste grupo de amigos e amantes do kart, pois tem um trabalho notavel prova a prova (é mesmo amor)...
Quero tambem mostrar o meu descontentamento pela diferença de rendimento entre os karts, nao pudendo deixar de dizer k diferenças de rendimento existem sempre seja onde for, eu ja me vi em duas provs ficar a ver da bancada apos algumas voltas pk nem karts em condiçoes tinham para me trocar... ate na F1 se gastam milhoes e o carro pode ate nem arrancar...
Nao gostei de ter visto mais uma vez pessoas a discutirem por toques, todos ja deram e todos ja os levaram de certeza com mais ou menos fair-play...
Para terminar tenho tambem de dizer k é facil de se perceber k ha gente a treinar antes das provas e para quem precebe um bocadinho isso é notavel... :-)
UM ABRAÇO A TODOS

ps: colocar o nome deveria ser obrigatorio,quem comenta neste blog acho k se deve assumir sempre pois isto pertence a um bom grupo de amigos...
Celestino Junior

Unknown disse...

Amigo Cepsa,

creio q fizeste confusão e te referes ao Pedro Soares e não ao T. Sousa q ficou em 2.º lugar...
Concordo contigo e terá q se repensar se valerá a pena voltar ao KIB para o ano...

Abraço a todos

Anónimo disse...

Bom dia Faísca, :-)

Tens toda a razão. Eu confundi os nomes. Queria-me referir ao do Pedro Soares. Relativamente aos Karts em mau estado, já me andei a informar e pelo que me disseram a frota vai ser toda substituida. Os Karts 390cc a 4 Tempos da prova que vai haver em Freamunde serão os novos Karts do KIB..:-)
Vamos lá ver se o que me disseram é verdade..

Abraço,

Cepsa

Unknown disse...

Karts 390 cc no KIB é coisa para não chegar 50€ para correr 25 mins!... Basta ver o preçário de Viana q tb os tem... Teremos q ver isso ao planear a próxima época.

Abraço