Pistonianos |
Com muitos pilotos a gozar as merecidas Férias de Verão, foram 20 os Pistonianos que se apresentaram na visita a Vila Nova de Paiva naquela que se trata da deslocação mais longa para a maioria dos nossos pilotos "residentes".
As corridas foram interessantes dado o equilíbrio das performances gerais, muito por culpa da frota que demonstrou-se a mais equilibrada da temporada até ao momento. A diferença de tempos entre a Volta Mais Rápida do melhor e do pior kart foi de pouco mais de 0.7s.
Tendo a Organização optado por corridas com menos karts para garantir o bom estado dos mesmos, voltou-se ao Formato D de prova com 4 corridas: 2 Qualificações, Pré-Finais e 2 Finais.
Na Qualificação 1, João Radi bateu o actual Campeão Hugo Carvalhido e Carlos Moreira por 0.278 e 0.291 respectivamente, fazendo o tempo de 57.845.
Na Corrida, Radi e Carvalhido travaram um duelo que durou 15 voltas e terminou com a vitória do Campeão em título com uma vantagem de apenas 0.108.
A luta pelo último lugar do pódio foi renhida e envolveu, imagine-se 6 pilotos! António Bompastor ao seu estilo de condução bem agressivo levou a melhor sobre Carlos Moreira. No entanto, a reincidência de calçadeiras retirou-lhe 5 segundos no tempo final tendo-o colocado na 8ª posição. Deste modo, Carlos Moreira ascendeu a posição de pódio, ele que teve apenas uma advertência por calçadeira.
A mesma penalização pelos mesmos motivos foi também atribuída a João Machado e João Pérola que terminaram assim na 9ª e 10ª posições, respectivamente.
De salientar que entre o 3º classificado e o 10º distaram pouco mais de 4 segundos.
Na Qualificação 2, João Pedro Videira bateu Renato Bastos por escassos 0.011 registando o tempo de 58.244.
Em corrida o equilíbrio entre estes 2 pilotos manteve-se tendo Videira levado a melhor por meros 0.012 numa luta acessa e leal durante toda a prova. JP Videira garantiu deste modo a sua primeira vitória Pistoniana depois de já ter ascendido uma vez ao pódio com um 3º lugar.
Renato Bastos foi o detentor da Melhor Volta rodada em 58.040.
O 3º posto foi para André Andrade que deste modo obteve o seu 1º pódio na Liga PisTão ao final de apenas 9 presenças.
Ricardo Fernandes e Camaz Moreira com o 4º e 5º lugares garantiram a presença na Final dos Vencedores.
A Final dos Aspirantes não teve história no que ao vencedor diz respeito.
Lourenço Leite foi "rei e senhor" e dominou de início ao fim depois de uma boa largada que o colocou na frente e a ganhar distância para os seguidores terminando com quase 12s de vantagem sobre o seu perseguidor.
A VMR dividiu-a com Pedro Pinto ambos com o mesmo tempo de 58.131!
A luta pela 2ª posição foi no mínimo aguerrida e teve 5 protagonistas. João Pérola manteve-se nesta posição durante as voltas iniciais até ser muito bem ultrapassado pelo jovem David Simões que viria a garantir essa posição final.
Pedro Pinto, João Machado e Mário Couet também estiveram juntamente com os 2 pilotos referidos envolvidos em várias trocas de posição ao longo da corrida, tendo Pinto terminado a corrida na 3ª posição. No entanto, a penalização de 10 segundos por choque na traseira de João Pérola provocando peão e perda substancial de tempo (já tinha uma advertência na mesma corrida) relegou-o para a 8ª posição.
Deste modo, João Machado ascendeu a lugar de pódio ficando com o 3º lugar.
A Final dos Vencedores foram 17 voltas de puro entretenimento.
JP Videira, H. Carvalhido e R. Bastos lutaram afincadamente pela subida ao mais alto lugar do pódio, luta essa que terminou quase com o recurso ao "photo finish" para confirmar a vitória de Videira com insignificantes 0.008 sobre o Campeão.
Renato Bastos foi 3º a 0.258 e João Radi também esteve a bom nível terminando na 4ª posição.
Ricardo Fernandes foi 5º tendo liderado as primeiras voltas da corrida e André Andrade fez uma corrida de recuperação tendo acabado em 6º lugar.
Pódio Final Individual Ronda 6 |
Na geral JP Videira foi o grande vencedor da Ronda amealhando 116 pontos, mais 9 que Carvalhido e 17 que Bastos.
Com isto, Videira entra no Top 10 do Campeonato e Carvalhido aumenta para 15 pontos a vantagem sobre o seu perseguidor Renato Bastos.
Por Equipas, a dupla Videira/R. Fernandes venceu com mais 30 pontos que a dupla Radi/Coelho. A equipa Camaz/Bompastor foi 3ª classificada a 62 pontos dos vencedores.
A equipa João Radi/Gustavo Coelho são agora líderes destacados do Campeonato.
Vencedores por Equipas |
A Liga PisTão fará agora uma pausa durante o mês de Agosto e regressará em Setembro para aquela que será a 2ª Prova por Equipas do ano com o tão esperado regresso ao Kartódromo de Vila Real.
Saudações Pistonianas,
JP