20 outubro 2016

Ronda 8 / Fafe 3: "Wet race"?

Sentido A / Corte A / 0,740 Km
A penúltima Ronda a contar para o Campeonato Individual terá lugar já no próximo Domingo naquela que será a 3ª deslocação do ano ao Kartódromo de Fafe.
Muitas aliciantes para as 2 corridas, desde logo, a previsão de estado de tempo de chuva que, a confirmar-se, será a 1ª Ronda desta 7ª Edição a decorrer em piso molhado.
De facto, tratou-se de um ano atípico em que a grande maioria das provas decorreram com pista seca. Resta saber como será a Ronda de todas as decisões mais uma vez no KIVIkart...
Por outro lado, a aliciante de corrermos pela 1ª vez na nova frota de Rilhadas.
Trata-se do mesmo conjunto chassis Birel com motor 270cc, mas totalmente novos.

Nas contas do Campeonato Individual, dificilmente P. Sousa alcançará o "Tri" nesta penúltima Ronda dada a distância que o separa para o seu perseguidor A. Martins - 14 pontos.
Para ser Tri-Campeão antecipado, P. Sousa teria que sair de Fafe com pelo menos 55 pontos de vantagem, algo que se prevê pouco provável, a menos que A. Martins venha a ter uma série de azares...
Deste modo, e ao contrário das duas edições anteriores, P. Sousa deverá ter que aguardar pela derradeira Ronda para festejar mais um título.









Outro cenário possível será o de A. Martins superiorizar-se a P. Sousa e reduzir a distância na Classificação Geral de forma a poder sonhar com o título de Campeão nas duas últimas corridas no KIVIkart.

Muito interessante poderá também vir a ser a luta pelo lugar no pódio entre J. Pérola e P. Lamas nesta ponta final.
Com os actuais curtos 6 pontos de vantagem de J. Pérola, tudo está ainda por decidir, até porque P. Lamas tem um histórico de bons resultados em Fafe e J. Pérola idêntico historial no KIVIkart.
Não posta de parte, estará ainda a possibilidade de qualquer um destes 2 pilotos poder aspirar ao Vice-Campeonato caso A. Martins possa vir a ter uma ponta final menos conseguida...

Os 5º e 6º lugares que dão acesso a participação na Taça Inter-Troféus, em função do abandono de C. Monteiro, serão disputados acerrimamente até ao fim pelo Vice-Campeão em título N. Ribeiro, R. Bastos e E. Ribeiro. 
Este trio está separado por meros 4 pontos.

O traçado a utilizar será o Sentido A / Corte A, versão essa utilizada em 2014 na única deslocação ocorrida a Fafe durante esse ano.
Na ocasião o tempo esteve seco e P. Soares arrecadou a Volta Mais Rápida com o tempo de 51.264 bem como a melhor Média - 51.548. 
A esse prémio acrescentou a Pole e uma vitória na 1ª Manga com um 3º lugar na Manga 2 que lhe valeram a vitória com 45 pontos.
Nesta Ronda os 5 pontos alusivos aos prémios foram decisivos dado que P. Sousa com um 2º lugar na Manga 1 e vitória na Manga 2 não alcançou os pontos suficientes para vencer a Ronda terminando com menos 2 que o vencedor.
N. Ribeiro e P. Lamas foram os outros dois pilotos que estiveram a bom nível conseguindo também subir ao pódio.

O último registo com chuva em Fafe data de ano passado, precisamente na penúltima Ronda do Campeonato que consagrou P. Sousa como Bi-Campeão.
A versão usada foi o Sentido B / Corte A, ou seja, a mesma versão de pista a ser utilizada este Domingo mas em sentido contrário.
Nessa Ronda P. Sousa fez a "dobradinha", M. Dias duas vezes 2º e A. Martins duas vezes 3º classificado.









Estão assim reunidas todas as condições para mais uma Ronda cheia de emoções e adrenalina sempre com o companheirismo como "pano de fundo".

Seguem-se os dados essenciais relativos à Ronda 8 LPT2016:

Local: Kartódromo de Fafe
Data: 23 Outubro 2016
Hora: 9h30m
Frota: NOVOS BIREL 270cc
Versão: (imagem supra)
Sentido: Ponteiros do relógio
Modelo de prova: A
Formato: Treinos cronometrados / 6 minutos + Manga 1 / 12 minutos + Manga 2 / 12 minutos
Lastro disponível: Sim
Tipo de lastro: pesos integrados no kart
Peso-referência: 85 quilos
Montante da prova: 37€


Saudações Pistonianas,
JP