P. Soares sagrou-se Tri-Campeão ao fazer o pleno no Cabo do Mundo: vitória em ambas as mangas, Pole-position e Volta Mais Rápida.
Era difícil perder a vantagem que detinha para Pedro Sousa, mas tudo se tornou inevitável quando calhou ao 2º classificado ainda com aspirações um kart em má condição que o atirou para a 9ª e penúltima posição na 1ª manga.
O Pistoniano P. Sousa ainda tentou durante a sessão de treinos a troca de kart junto da equipa de mecânicos que, lamentavelmente, não acedeu ao pedido indicando que o kart estava em boas condições.
De facto, o andamento de P. Soares ficou patente à 4ª volta logo na sessão de treinos cronometrados fazendo a Pole com um tempo que não superou em corrida - 54.658.
N. Ribeiro foi o 2º mais rápido mas já no segundo 55, e P. Lamas foi a surpresa ao obter o 3º melhor registo.
P. Sousa foi apenas 8º o que não augurava nada de bom.
T. Sousa que também ainda tinha aspirações a algo melhor que o 3º lugar final não foi além da 6ª posição na grelha, atrás de J. Pérola e E. Ribeiro.
A Manga 1 não teve história no que à liderança diz respeito.
P. Soares liderou de início ao fim arrecadando a Volta Mais Rápida e terminando com mais de 4 segundos de vantagem sobre o 2º a uma média de volta de 54.902.
N. Ribeiro conseguiu manter a 2ª posição até ao fim muito embora na parte final tivesse sentido a aproximação do 3º classificado P. Lamas.
De facto, P. Lamas demonstrou que o Cabo do Mundo é "a sua pista" e apesar de ter sido ultrapassado logo no início por J. Pérola, depressa recuperou a 3ª posição e foi ganhando terreno a N. Ribeiro terminando a cerca de 7 décimos da 2ª posição. A 2ª VMR desta manga foi dele.
Este resultado foi um prémio merecido para este Pistoniano da "velha guarda" que não subia ao pódio há muito tempo.
A 4ª posição foi para J. Pérola que também foi pressionado na parte final por E. Ribeiro e T. Sousa.
T. Sousa terminou a prova lado a lado de E. Ribeiro mas não conseguiu roubar-lhe a 5ª posição. Foi no entanto o 4º e último piloto a conseguir rodar no segundo 54.
R. Bastos foi 7º a mais de 20 segundos do 1º tendo conseguido chegar à frente de P. Barandela que com o 8º lugar conquistou a Pole para a 2ª manga.
P. Sousa muito lutou mas o kart nº 7 que não quiseram trocar não permitiu melhor que a 9ª posição apenas à frente de Francisco S. que ficou em 10º.
Pódio Manga 1 |
A Manga 2 alinhou P. Barandela e R. Bastos na 1ª fila da grelha, seguidos por T. Sousa e E. Ribeiro na 2ª fila.
No arranque T. Sousa não saiu bem e J. Pérola ultrapassou-o em plena subida.
P. Lamas também arrancou bem e ultrapassou J. Pérola devolvendo a manobra que este lhe tinha aplicado na 1ª manga.
P. Barandela conseguiu liderar as primeiras voltas à medida que P. Soares saído de 8º e P. Sousa de 9º vinham recuperando posições sucessivas.
P. Soares chegou naturalmente ao 1º lugar e P. Sousa conseguiu a 2ª posição na última volta ultrapassando P. Barandela.
Voltas antes P. Sousa fez uma ultrapassagem "física" a J. Pérola que o levou à zona de relva na curva "Austrália" não conseguindo evitar um pião que o atirou para a última posição.
De salientar o fair-play de P. Sousa que no final da corrida dirigiu-se a J. Pérola assumindo uma eventual penalização. Mea culpa que J. Pérola não aceitou entendendo que não houve intenção no toque e que em termos de contas para o campeonato também não iria interferir em nada.
Da mesma forma, T. Sousa assumiu um toque em E. Ribeiro e ambos chegaram a um entendimento que resultou em não participação do incidente.
Posto isto, P. Barandela conseguiu o 1º pódio da época na derradeira corrida.
A 4ª posição foi para T. Sousa que terminou pressionando o lugar do pódio a cerca de 4 décimos de P. Barandela.
E. Ribeiro repetiu a 5ª posição da 1ª Manga liderando uma animada luta entre 4 pilotos. Francisco S. terminou lado a lado mas não conseguiu melhor que o 6º lugar, logo seguido de P. Lamas e R. Bastos.
N. Ribeiro fazia uma boa corrida à semelhança da 1ª manga e seria o claro melhor classificado a seguir a P. Soares, mas o seu kart ficou com o bico preso num corrector e despistou-se tendo abandonado a 5 voltas do fim.
A VMR desta manga foi para T. Sousa (54.791). P. Soares, N. Ribeiro e P. Sousa rodaram em 54.9.
Pódio Manga 2 |
A Classificação da Ronda 9 foi bastante renhida sendo que entre o 2º e o último classificado distaram apenas 11 pontos:
1º P. Soares 55 pontos
2º P. Sousa 27
3º N. Ribeiro 26
4º P. Lamas 25
5º P. Barandela 24
6º T. Sousa 23
7º E. Ribeiro 22
8º J. Pérola 20
9º R. Bastos 17
10º Francisco S. 16
Por Equipas os Lawyer's 2 beat You venceram mais uma vez e não tiveram concorrência à altura durante a época.
Depois de os Road Runner's terem ficado desfalcados à Ronda 3 com a ausência de Jorge R., o campeonato por equipas ficou entregue aos Lawyer's.
Nesta Ronda 9 a equipa de P. Lamas/P. Barandela conseguiu o seu melhor resultado ao conseguir o 2º lugar. No campeonato ficaram na 5ª posição.
O 3º lugar nesta última ronda foi para os Men in Black que para o campeonato terminaram na 2ª posição.
P. Sousa conseguiu ainda assim levar os Road Runner's ao 3º lugar final.
A 4ª posição foi para a dupla Telmo R./E. Ribeiro. Este último também alinhou sozinho mais de metade da época. O momento alto desta dupla foi a 2ª posição conseguida na Prova por Equipas no Sportiverace.
O 5º lugar final foi para a equipa de Francisco S., tendo este corrido sozinho toda a época sem a participação do seu companheiro Tiago S.
Termina assim mais uma edição em que 11 pilotos conseguiram pelo menos uma vez ascender ao pódio.
Estes são os 10 Pistonianos que resistiram a uma edição competitiva e que no início da 5ª edição já em Fevereiro dirão presente.
Votos de um próspero 2014!
Saudações Pistonianas,
JP