25 abril 2013

Estatísticas 2013 e Ranking após R3




Classificação Individual e por Equipas após R3

 

Relação Karts/Pilotos @ R3


P. Soares vence ronda em Porriño onde P. Sousa regressou às vitórias


Numa tarde de sol a deslocação ao circuito galego “Go-Kart Porriño” registou um record negativo de Pistonianos presentes.
Desde a ronda final da 1ª edição da LPT em Baltar que consagrou o 1º campeão – C. Gomes - que não registavamos um grupo tão reduzido.
Em Outubro de 2010, sob chuva torrencial 8 pilotos disseram “sim” e lançaram-se ao dilúvio sendo que outros preferiram ficar a assistir…

No passado sábado apenas 7 Pistonianos marcaram presença num traçado que mostrou ser uma aposta bem conseguida pela organização da S-Kart Clube.
Trata-se de uma pista larga, com zonas lentas e técnicas e outras rápidas (igualmente técnicas) com subidas e descidas. Existe um pouco de tudo no circuito de Porriño.

A equipa Lawyers 2 beat you e P. Sousa com um conhecimento prévio da pista partiam em clara vantagem para a sessão de treinos sobre os estreantes da Man in Black, P. Barandela e E. Ribeiro.
Sem surpresas os 3 primeiros lugares da grelha ficaram distribuídos pela Pole de P. Sousa ao rodar em 52.059, tendo ao seu lado T. Sousa a uma diferença de +0.290.
O Bi-campeão P. Soares largou de 3º (+0,414) tendo ao seu lado J. Pérola que conseguiu entrar no mesmo segundo (52.829).
Seguiram-se P. Barandela e E. Ribeiro na 3ª fila e N. Ribeiro no 7º posto, todos no segundo 53.
 

 
O arranque para a 1ª Manga foi bastante disputado nas primeiras curvas, com T. Sousa vindo do lado de fora a assumir a liderança. P. Sousa viu-se muito pressionado por P. Soares que por sua vez teve que se desenvencilhar de J. Pérola que ainda deu luta nas primeiras curvas colocando-se lado a lado do Bi-campeão.
Atrás, P. Barandela, E. Ribeiro e N. Ribeiro disputavam o acesso à 5ª posição.
Nas voltas iniciais T. Sousa ganhou alguns metros de vantagem na liderança sendo seguido por P. Sousa e P. Soares. J. Pérola foi perdendo o contacto lentamente com os da frente e rodou toda a corrida isolado na 4ª posição a cerca de 5’ do grupo da frente.
Entretanto na luta pela 5ª posição N. Ribeiro levava vantagem sobre P. Barandela e E. Ribeiro seguia próximo na 7ª posição.
P. Sousa foi reduzindo a diferença para T. Sousa e chegou mesmo à liderança trazendo atrás de si P. Soares. T. Sousa desceu para 3º e a luta pela vitória passou a estar entre P. Sousa e P. Soares. O Bi-campeão conseguiu mesmo a ultrapassagem a P. Sousa muito perto do fim e apesar de ter sido o único a rodar em 51’ (51.999) ainda não foi na Corrida 5 que P. Sousa regressava aos triunfos.
Nesta luta pela vitória T. Sousa acabou mesmo colado aos 2 e arrecadou mais um pódio.
 
 
Na Manga 2 pela primeira vez a inversão da grelha era total dado o número reduzido de pilotos e E. Ribeiro experimentou a sensação de sair da Pole. P. Barandela partia ao seu lado na 1ª fila e na 2ª fila estavam os 2 homens da Man in Black. Curiosamente, J. Pérola saía do mesmo lugar de onde tinha saído na 1ª Manga – 4º.
T. Sousa e P. Sousa dividiam a 3ª fila e P. Soares saía da última posição.
No arranque P. Barandela e J. Pérola saíram bem e assumiram a frente com P. Barandela a liderar na 1ª volta. E. Ribeiro foi caindo posições e fez “peão” quando já era 6º classificado e tinha P. Soares atrás.
P. Sousa subia posições rapidamente e chegou ao 1º lugar quando era J. Pérola que liderava.
Entretanto P. Barandela perdia posições para T. Sousa e P. Soares, que numa corrida de recuperação ultrapassou J. Pérola chegando ao 2º posto.
Atrás N. Ribeiro cometeu um erro e despistou-se perdendo a 5ª posição para P. Barandela. E. Ribeiro recuperou terreno nas últimas voltas e terminou a corrida em cima de N. Ribeiro e P. Barandela.
A vitória sorriu finalmente a P. Sousa que desta vez aguentou P. Soares atrás de si. Tal como na 1ª Manga, as Voltas Mais Rápidas ficaram entregues aos 2ºs classificados.
J. Pérola conseguiu um pódio e foi dele a 2ª Volta Mais Rápida da Ronda.
T. Sousa foi 4º classificado isolado e P. Barandela desta vez levou a melhor sobre N. Ribeiro terminando na 5ª posição.
 
 
Contas finais, a vitória da Ronda 3 foi decidida pelos prémios já que em corrida P. Soares e P. Sousa ambos arrecadaram 45 pontos fruto de um 1º e um 2º lugar.
No entanto, P. Soares registou a VMR da ronda que atribuí mais um ponto que a Pole-Position de P. Sousa.
O 3º lugar foi desempatado entre J. Pérola e T. Sousa ambos com um 3º e um 4º lugar. Com os mesmos pontos foi J. Pérola que subiu ao pódio ao registar a VMR entre ambos.
Também a 5ª posição foi desempatada da mesma forma. N. Ribeiro e P. Barandela somaram ambos um 5º e um 6º lugar, mas a VMR caiu para N. Ribeiro.

Com apenas 2 equipas totalmente representadas, os Lawyers 2 Beat You venceram com 77 pontos totalizados seguidos pelos Man in Black que somaram 50. Os Road Runners apenas com o piloto P. Sousa em pista somaram 47 pontos e foram 3ºs classificados. 

A ausência do Vice-campeão Jorge R. atirou-o para a 5ª posição da tabela geral.
Na liderança continua P. Soares mas P. Sousa mostrou que está na luta e encontra-se na 2ª posição a apenas 13 pontos do líder.
T. Sousa e J. Pérola também ascenderam uma posição e são agora 3º e 4º, respectivamente.
O Top 8 fecha com N. Ribeiro em lugar de acesso à TIT (6º), E. Ribeiro e P. Barandela.

Para a posteridade ficam as VMR’s do evento:
 
51.592 P. Soares
51.850 J. Pérola
51.853 P. Sousa
52.160 T. Sousa
52.763 E. Ribeiro
52.854 N. Ribeiro
53.081 P. Barandela
 
Uma saudação especial e merecida para o nosso companheiro P. Sousa que quebrou o jejum de vitórias que não aconteciam desde a 2ª Edição da LPT na deslocação a Fafe em 17.07.2011, tendo vencido a 1ª Manga.
Destaque também para o Bi-campeão P. Soares que atingiu a notável marca de 50 pódios e prémios (consultar quadro "Ranking").
 
A próxima Ronda é a singular PROVA por EQUIPAS, oportunidade para aparecerem caras novas para a formação de equipas.

Saudações Pistonianas,
JP

11 abril 2013

Ronda 3: LPT regressa à Galiza














As corridas nº 5 e nº 6 de 2013 vão ter lugar pela 2ª vez na breve história da Liga PisTão em Espanha.
Depois de em 2012 termos visitado o traçado Paris Dakart em Sanxenxo, desta feita a Galiza volta a receber os Pistonianos perto da cidade de Tuy no circuito Go-Kart de Porriño.
Mais uma vez a LPT alia-se à organização do S-Kart Clube para, pelo menos uma vez por ano, correr com os Honda NX 35/Birel 390cc.

Já é sabido que não poderemos contar com o actual 2º classificado Jorge R. que por motivos profissionais se encontra ausente do país. Contamos com os regressos de P. Barandela, P. Cunha e S. Guerra para termos lutas acesas por todas as posições.

Trata-se de um traçado que vai ser novidade para grande parte dos Pistonianos e como tal motivos de interesse não vão faltar.

Local: Go-kart Porriño 
Morada: Carretera de Atios Pontellas 36418 O Porriño (Pontevedra) 
Coordenadas: 42° 8'32.27"N 8°37'54.35"W 
Data: 20 Abril 2013 
Hora: 16 (horário espanhol) 
Versão: A definir pelo SKC 
Sentido: Inverso ao dos ponteiros do relógio 
Modelo de prova: A (2 mangas pontuáveis) 
Formato: 5’ Treinos + 15’ Manga 1 + 15’ Manga 2 
Lastro disponível: Sim 
Tipo de lastro: Pesos (múltiplos de 2) 
Peso-referência: 85 quilos 
Custo: 46€


Saudações Pistonianas,
JP