Depois de ter dominado no Cabo do Mundo há 4 meses atrás, Tiago S. voltou às vitórias este domingo em Oiã. Ao arrecadar a sua 1ª Pole-Position e Volta Mais Rápida desde que pertence a esta liga e com um 3.º lugar na Manga 1 e vitória na 2ª Manga, foi indiscutivelmente o mais forte ao somar 46 pontos de 55 possíveis.
De facto continua a ser o único a conseguir esse feito para além dos pilotos da Peter's Power que dominaram toda a época agora a uma prova do fim. Como tal este piloto (o que ficou sem gasolina logo na 2ª ou 3ª curva da Manga 2 no Indoor da Póvoa de Varzim :)) tem assegurado o último lugar do pódio nesta edição.
Na luta pelo título nada ficou decidido tal como se esperava. P. Sousa com dois 2.ºs lugares acabou por levar vantagem sobre o seu companheiro de equipa e rival directo na luta pelo campeonato, P. Soares, somando mais 2 pontos que este que venceu a 1ª manga e foi 4.º na 2ª.
Tudo em aberto está também pelo 4.º lugar final desta edição. T. Sousa e o vice-campeão ainda em título, J. Pérola, encontram-se empatados neste momento com o mesmo número de pontos. Curiosamente estes 2 pilotos têem travado muitos "duelos" em várias corridas e muito provavelmente voltarão a fazê-lo na ronda final. Desta feita, J. Pérola levou a melhor na Manga 1 e beneficiou de problemas no kart de T. Sousa na 2ª manga depois de terem partido lado a lado na 1ª fila da grelha.
Ao rubro está, inesperadamente, a luta pelo 6.º lugar do campeonato que constitui-se como importante pois garante o último lugar de acesso a representar a LPT na TIT (Taça Inter-Troféus) em Janeiro do próximo ano.
A ausência do ainda campeão em título C. Gomes e actual 6.º classificado, permitiu que P. Barandela, Edgar M. e P. Lamas ainda alcancem o apuramento. São apenas 11 pontos que separam P. Lamas (9.º) do campeão.
Reportando ao domingo de prova, a inexistência de sistema de lastro para a frota disponível foi uma surpresa desnecessária. Tiago S., Edgar M. e N. Ribeiro partiam assim com uma vantagem de cerca de 3, 4, 5 kilos.
Os treinos cronometrados mostraram que Tiago S. estava pronto a dar luta aos seus 2 antecessores no campeonato arrecadando a Pole-position por meros 0.033 a P. Soares com 38.515. P. Sousa e Edgar M.ocuparam a 2ª fila da grelha e rodaram também no segundo 38.
Ao nível dos Convidados E. Ribeiro foi o homem da Pole ao rodar em 39.909.
Manga 1
As primeiras voltas demonstraram ritmos muito semelhantes nos pilotos da frente e Tiago S. foi aguentando o 1.º lugar e a pressão que ia sendo exercida pelos kartistas da Peter's Power. Edgar M. foi seguindo sempre colado ao trio da frente à medida que P. Barandela e N. Ribeiro iam perdendo, lentamente, contacto com o grupo da frente.
Mais atrás, depois de abordar mal o 1.º corrector da zona "S" calcando-o e colocando o kart sobre 2 rodas, Francisco S. perdeu o controlo do kart e embateu violentamente nos pneus quando lutava pela 7ª posição com J. Pérola.
Posto isto, formou-se um grupo formado por J. Pérola, T. Sousa, P. Cunha a que mais tarde se juntou também Telmo R. para disputar as 2 posições que dariam lugar na 1ª fila da grelha na 2ª manga. Nesta acessa luta onde todos chegaram a estar na 7ª posição, foi J. Pérola que levou a melhor sobre o seu directo adversário no campeonato T. Sousa com apenas 1/2 segundo de vantagem final.
Com o 9.º lugar, Telmo R. foi o 2.º classificado do Troféu Convidados e P. Cunha 3.º graças ao 10.º lugar da geral.
Lamentavelmente, P. Lamas não teve sorte com o seu kart e teve que parar para pedir assistência não tendo corrido sequer metade da corrida.
A Volta Mais Rápida ficou pela 1ª vez nas mãos de Tiago S. ao registar 38.424 e no que diz respeito aos Convidados foi mais uma vez atribuído o prémio a N. Ribeiro pela volta 39.059.
Manga 2
Esta manga foi bastante mais lenta que a 1ª. A ausência de treinos para habituação ao kart podem estar na explicação desse fenómeno e até o próprio equilíbrio que a inversão da grelha nos 8 primeiros proporciona.
T. Sousa largou da Pole mas previam-se dificuldades dado que mesmo trocando o kart em que P. Lamas havia rodado a organização do Kartódromo de Oiã afirmou não dar garantias do mesmo. J. Pérola depois de sair de apenas 11.º na Manga 1 via assim a possibilidade de nesta Manga 2 lutar pelos lugares do pódio ao largar de 2.º. N. Ribeiro e P. Barandela ocupando a 2ª fila depois de uma boa 1ª manga também tinham aspirações para a derradeira corrida da tarde.
Como se previa T. Sousa aguentou a liderança apenas na 1ª volta e foi-se afundando ao longo das 15 voltas até ao 12.º lugar final devido ao seu kart "sem garantia". J. Pérola assumiu a liderança e foi aguentando a pressão de N. Ribeiro que seguia no seu encalce. Logo atrás, Tiago S. e P. Soares partiram bem e colocaram-se na perseguição onde P. Soares rodou várias vezes em 3.º tendo trocado inúmeras vezes de posição com Tiago S. e com o seu companheiro de equipa, P. Sousa.
Maus arranques para P. Barandela e Edgar M. atiraram estes 2 pilotos para posições secundárias e foi P. Cunha que saído de 10.º se ia aproximando dos da frente seguindo na 6ª posição. Entretanto, Edgar M. tentava recuperar e seguia em 7.º quando uma saída de pista o atirou para o 13.º lugar. Francisco S. e P. Lamas estavam rápidos e a fazer uma boa corrida seguindo em 7.º e 8.º, respectivamente. E. Ribeiro e Telmo R. não se largavam e disputavam entre si o 9.º posto.
Na frente N. Ribeiro passou J. Pérola que foi perdendo gás pouco depois de metade da corrida e viria a perder posições para Tiago S. e P. Sousa descendo para 4.º lugar. A luta pela 4ª posição ficou então a cargo deste, P. Cunha que entrentanto havia ultrapassado P. Soares que se mantinha na expectativa. Entretanto, Francisco S. e P. Lamas haviam-se colado a este grupo quando inexplicavelmente Francisco S. saiu (mais uma vez) disparado contra os pneus na curva do fim da recta da meta. A força do impacto fez com que Francisco S. regressasse à pista apenas para completar a corrida em ritmo lento e somar os pontos do último lugar. P. Lamas não se assustou e chegou a rodar em 6.º ultrapassando P. Soares mas não aguentou a pressou e terminou em 7.º lugar.
Nesta luta pelo 4.º lugar da geral foi P. Cunha que levou a melhor na última curva da corrida já que J. Pérola quando lado a lado seguia na linha interior deixou espaço do lado de fora para que este convidado não fosse à terra e perdeu velocidade na abordagem à recta terminado em 5.º seguido de P. Soares e P. Lamas, os 4 separados no final por cerca 1/2 segundo.
Na frente, N. Ribeiro voltou a mostrar classe e depois de perder a liderança para Tiago S. e o 2.º lugar para P. Sousa, atacou forte nas últimas voltas e quase provocava a surpresa. Tiago S. foi o mais rápido vencendo a manga e voltando a registar a VMR da manga tendo sido o único a rodar em 38 nesta corrida. P. Sousa repetiu o 2.º lugar da 1ª manga.
Mais atrás, Telmo R. levou a melhor sobre E. Ribeiro terminando em 8.º lugar e Edgar M. depois do despiste ainda recuperou até a 10ª posição.
Uma palavra de apreço para R. Cabral que com problemas no joelho fez questão de estar presente. Um exemplo para todos pois mostra que não corre na LPT pela classificação final mas pelo gosto pelo karting e pelo convívio.
No somatório das mangas a pontuação ficou assim distribuída:
Campeonato Individual
1.º Tiago S. 46 pontos
2.º P. Sousa 40
3.º P. Soares 38
4.º J. Pérola 26
5.º Edgar M. 23
6.º P. Barandela 20
7.ºs P. Lamas 17
T. Sousa 17
9.ºs Francisco s. 14
R. Cabral 14
Troféu Convidados
1.º N. Ribeiro 53 pontos
2.ºs P. Cunha 36
Telmo R. 36
4.º E. Ribeiro 28
Faltam menos de 30 dias para a última prova do campeonato individual novamente em Oiã ms com a frota que acaba de fazer a prova de resistência 24 horas de Gaia.
Aqui irá decidir-se o campeão desta 2ª edição da LPT e contamos com a presença de todos para fazermos uma festa cheia de fair-play e desportivismo.
Saudações Pistonianas,
JP